Colégio Madre Bárbara passa por avaliação para receber certificado de escola modelo do Programa Líder Em Mim

Colégio Madre Bárbara passa por avaliação para receber certificado de escola modelo do Programa Líder Em Mim

A manhã de terça-feira (02) teve um gostinho especial no Colégio Madre Bárbara – Rede ICM. Os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais passaram por avaliação criteriosa para receberem a certificação de Escola Farol, do Programa Líder Em Mim. Caso o Colégio seja aprovado, será a primeira instituição do Rio Grande do Sul a receber o certificado e também a primeira escola da Rede ICM de Educação, a qual o Colégio pertence. O resultado deve ser divulgado até o início de maio.

A coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais, Cláudia Rockenbach, já aguarda o momento há alguns anos, se preparando com a equipe para a avaliação desde o ano passado. Emocionada, conta que foi uma manhã intensa com um misto de sentimentos. “Sinto um orgulho imenso dos nossos estudantes e dos professores pelo brilhante trabalho realizado, por toda dedicação e empenho. Desde 2017, foram lançadas as sementes do Programa Líder em Mim e ao longo deste período, muitas mãos se uniram num mesmo propósito para que as sementes lançadas se transformem em belos frutos”, diz. Segundo Cláudia, no Líder Em Mim é trabalhada a liderança pessoal, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor.

A coordenadora agradece especialmente a direção, por sempre acreditar e apoiar as iniciativas, a Equipe Farol de professores, que não mediram esforços para tudo transcorrer tudo perfeitamente bem no dia de hoje, a Equipe Farol Mirim, pela desenvoltura, proatividade e liderança apresentada e pela Equipe Farol de pais, pelo apoio e depoimentos realizados.

O diretor de qualidade do programa Líder Em Mim no Brasil, um dos responsáveis pela visita de avaliação, Marco Antônio Ferraz, conta que já tinha referências do Colégio Madre Bárbara ser uma ótima escola, mas a visão que teve foi maior que isso e ainda mais surpreendente. “É um Colégio acolhedor, afetivo e humano. Senti acolhimento, responsabilidade, seriedade e a escola surpreendeu porque já tinha uma história, mas também pelo calor humano que ela tem”, destaca.

A certificação internacional é dada pela Franklin Covey, dos Estados Unidos. Para a avaliação existem 27 critérios a serem observados em que serão preenchidos pelos avaliadores e reunidos com o portfólio que a escola fez. “Se fizermos até meados de abril, acredito que tenhamos uma resposta do comitê americano até a primeira semana de maio, pois existe um processo burocrático no preenchimento de relatórios”.

Ferraz confessa que se a decisão fosse dele, com certeza o Madre Bárbara receberia a certificação. “É uma escola madura no Programa, que é o nível exigido, tem trabalhado muito, tem história de trabalho com o Líder em Mim e grandes oportunidades e chances de ser Escola Farol, o que para nós especificamente seria um orgulho, pois não temos nenhuma no Estado, mas não depende de nós, depende do que vamos receber dos Estados Unidos”.

Líder em Mim

 O Líder em Mim trabalha um conjunto de habilidades sociais e emocionais, que impactam nos comportamentos, atitudes, modos de pensar e sentir. Com a aprendizagem socioemocional, os alunos percorrem um caminho de descobertas e autoconhecimento, sendo possível ajudá-los a entender seus sentimentos, o que gostam de estudar, como aprendem de maneira mais eficaz, o que os desmotiva e de que forma eles podem construir relações positivas.

O Programa é aplicado em 65 países, totalizando mais de 7 mil escolas. No Brasil, ele está presente em todos os estados, sendo cerca de 540 escolas envolvidas e 195 mil alunos participantes. As escolas que passam pela certificação e se tornam uma “Escola Farol”, são consideradas um espaço de ensino modelo e referência. No mundo, são cerca de 200 com a certificação de referência, sendo cinco no Brasil.

Estiveram presentes no Madre Bárbara nesta terça, o certificiador Farol (representante da Franklin Covey no Brasil) Marco Antônio Ferraz, a certificadora Farol, Alessandra Zuanon, assessora pedagógica LEM, Daysi Ritta, do marketing, João Octavio De Souza Pinto e o assessor pedagógico do LEM, Ênio Côrrea Júnior.

Programação

A programação da manhã iniciou por volta das 8h, quando os certificadores foram acolhidos pela Equipe Farol Mirim e puderam escutar a música produzida pelos alunos e a professora de música Taina Dullius. Após, ocorreu um momento orante na Capela do Colégio. Depois os avaliadores foram direcionados a uma rápida conversa com a direção e logo, fizeram um tour pelo colégio, conhecendo os ambientes de liderança e as MCIs. Acompanhados pela Equipe Farol Mirim, estiveram visitando as salas de aula e conversando com os estudantes. Também entrevistaram a Equipe Farol Mirim, Equipe Farol de Professores e Equipe Farol de Pais. A cerimônia de despedida contou com a apresentação de um vídeo com momentos dos últimos sete anos e a apresentação dos estudantes com flauta.

Cheiro de infância – 5B
Bate-papo no Itinerário Formativo de Comunicação e Mídias Digitais