Madre Bárbara comemora 127 anos de história no Vale do Taquari

Madre Bárbara comemora 127 anos de história no Vale do Taquari

Nesta terça-feira, dia 30 de janeiro, o Colégio Madre Bárbara – Rede ICM celebra 127 anos de história no Vale do Taquari. Hoje, com aproximadamente 1265 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de 215 profissionais, a instituição iniciou os atendimentos na recreação nesta segunda-feira, dia 29. O Colégio também atendeu crianças durante o período de recesso escolar no “CMB: Edição Férias” que completou quatro anos de atividades, com diversas práticas divertidas de lazer no Espaço de Formação Rede ICM. Para este ano, está prevista uma grande reforma, que iniciará em junho, sendo a construção de um quarto pavimento no prédio do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

A diretora Maria Elena Jacques teve sua trajetória profissional no Madre Bárbara. Em agosto, comemora 35 anos na entidade, onde tem caminhada desde estudante, com atuação enquanto professora, vice-diretora e diretora, frequentando constantemente os corredores do colégio, observando de perto muitas mudanças na estrutura, mas sem jamais perder a essência e os valores. Em fevereiro, serão 15 anos como diretora.

Maria Elena conta que apesar de todas as mudanças na estrutura, que qualificam o trabalho e também oferece ainda mais qualidade para os estudantes, a história da bem-aventurada Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, não pode se perder. “Precisamos valorizar as irmãs e todas as pessoas que por aqui já passaram, afinal, ajudaram a lapidar essa história, deixando seu legado”.

Ao longo dos 127 anos, o Colégio atingiu grande reconhecimento na região e também no Rio Grande do Sul, sendo uma das 15 escolas da Rede ICM de Educação, destaque em estrutura e também no número de estudantes e colaboradores.

A diretora confessa que tem muito amor pela comunidade escolar e por todos que trabalham junto com ela, valorizando toda a equipe. Maria Elena relembra que a fundadora sempre dizia: “Tratai as nossas crianças com muito amor. Com crianças se fala com o coração e se olha com olhos de microscópio”.

Sucesso crescente

Foi em 2015, com o início da Educação Infantil desde o berçário que o Colégio pode oferecer atendimento aos bebês e o número de estudantes cresceu consideravelmente. Antes de 2015, a média da instituição era de 660 a 700 alunos. “Bárbara Maix nos iluminou, dando uma força muito grande”, diz a diretora, relembrando a citação de Bárbara “Ânimo, coragem, Deus vê o nosso lutar”. Ao buscarem uma Educação Infantil que atende crianças do zero em diante, fortaleceu a trajetória da instituição, pois muitos profissionais autônomos levam seus bebês com menos de dois meses e todos os profissionais estão preparados para esse atendimento, com formação continuada para monitores e professores.

A partir de um Projeto Educativo com grande embasamento e pesquisa, é apresentado o caminho a percorrer e a proposta pedagógica de cada nível de ensino com os pilares que os estudantes perpassam, cuidando do coração com sensibilidade e espiritualidade.

A diretora destaca a equipe da Pastoral Escolar, que realiza um trabalho espiritual desde a Educação Infantil até o Ensino Médio acompanhado pelas Irmãs, além do Grêmio Estudantil (Gembar), Associação de Pais e Mestres (APM), Juventude Madre Bárbara (Jumba), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e a Associação dos Professores e Funcionários (APF). “Somos um grande grupo que se dedica nos mais variados segmentos com o mesmo foco e mesmos valores, buscando envolver a comunidade escolar para que nosso estudante seja um ser humano responsável, comprometido com a transformação do planeta, em busca de um mundo melhor”.

Feliz com os ex-alunos que voltam para o Madre Bárbara como pais, a diretora afirma ser emocionante vivenciar as gerações retornando e relembrando momentos felizes que já viveram no Madre Bárbara. “Significa que foram felizes aqui e levaram bons aprendizados. Hoje temos bisavós que foram alunos aqui, adoram participar dos eventos e para nós é muito gratificante”, finaliza a diretora.

Novidades para 2024

Entre as novidades para o ano, muitos serão os investimentos na área da informática para possibilitar ainda mais inovação. Estão sendo adquiridos projetores de alta resolução, chromebooks notebooks, melhorando a qualidade da internet, com toda a estrutura para os professores e estudantes nas salas de aula desenvolverem suas atividades. “Queremos nosso estudante como protagonista, para que ele busque mais interatividade, integração e inovação”, diz. A revitalização do Laboratório de Ciências, inaugurado há poucos anos, também tem sido local de práticas constantes dos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, mas também das crianças da Educação Infantil, que ficam entusiasmadas em frequentar o local.

A Educação Infantil contará com mais uma turma de berçário, ampliando assim o número de vagas para bebês, além de uma Atelierista, que estará ao lado das professoras, preparando diversas práticas de pesquisas e investigações que serão realizadas no dia-a-dia, a partir de vivências estéticas focadas no desenvolvimento de diversas linguagens das crianças. Serão realizadas documentações de experiências e trabalhado o letramento científico. No primeiro momento, o “Ateliê In Natura”, trará pesquisas mais voltadas à natureza, de acordo com o interesse das crianças. A sala de psicomotricidade onde acontecem atividades da Educação Infantil, localizada dentro do Ginásio Poliesportivo, ganhou portas de vidro, o que facilitará o acesso e também a visualização das práticas esportivas das crianças.

A maior novidade iniciará em junho. Será a construção do quarto pavimento, no antigo sótão do Colégio. O espaço conta com 1.120 metros quadrados. Serão construídas sete salas de aula com amplitude, com vidros, muita luminosidade, seguindo as brises ao redor que é a estética que identifica o colégio. Além das salas de aula, uma sala multiuso e um terraço com grama sintética, para ser um local de muita integração entre os estudantes. A projeção é para a conclusão das obras no início de 2025.

CMB comemora 127 anos com crianças e colaboradores
Crianças iniciam período de recreação