Simulação da VI Conferência da ONU representa 15 países

Simulação da VI Conferência da ONU representa 15 países

Foi momento de seriedade, compenetração e envolvimento. Além das vestimentas formais, os alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara precisavam estar bem informados sobre os 15 países que representariam na VI Conferência da ONU – Simulação do Conselho de Segurança desenvolvida na disciplina de Geografia. O Projeto ocorreu na tarde dessa segunda-feira (28) a fim de debater as principais temáticas mundiais. Participaram da Simulação 19 representantes, entre alunos, professores e coordenadores do Colégio Mãe de Deus, integrando escolas da Rede das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM).

O enfoque principal desse ano foi o terrorismo (Isis, Síria e Iraque), a crise dos refugiados e campos de refugiados, crise na Venezuela e as ODS se inseriram junto aos temas citados. Ao todo foram representados quinze países do Conselho de Segurança, entre eles: China, EUA, França, Rússia e Reino Unido (permanentes), Bolívia, Casaquistão, Egito, Etiópia, Itália, Japão, Senegal, Suécia, Ucrânia e Uruguai (rotativos).

A professora responsável pelo Projeto Elisabete Beuren afirma que este ano além de festejar os 120 anos do Colégio Madre Bárbara, buscou-se projetar um evento a nível de rede com a experiência já desenvolvida desde 2012. “Queremos garantir os direitos humanos e também termos o compromisso de construção pessoal para um mundo melhor, sabendo o que cada um pode fazer para melhorar o lugar que está, desde a escola, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil e mundo, sendo uma pessoa ativa na sociedade”, diz Elisabete destacando a importância do projeto no engajamento dos jovens em atitudes que promovam a melhora do mundo. “Queremos formar jovens conscientes, críticos e ativos que fazem a diferença na sociedade do local e global”.

Os estudos iniciaram em abril desse ano com temas trazidos pela mídia, se intensificando nos meses de julho e agosto com pesquisas na internet, estudos e debates com a professora. Os alunos participaram de um curso sobre regras parlamentares, promovido pela JCI Lajeado, oficina com bolsista do curso de Relações Internacionais da Univates sobre os temas em estudo e uma palestra sobre Atualidades pelo Método.

Nessa metodologia ativa promovida pela professora, os alunos puderam estudar temas da atualidade e principalmente as questões que envolvem conflitos ou políticas econômicas sociais, que acabam afetando cenário internacional. “Como vivemos num mundo globalizado muitas coisas acabam repercutindo nos nossos países. Eles ficam pilhados para justamente conseguirem dar o melhor de si, propondo emendas, sugerindo mudanças na economia, discutindo propostas e criando rodadas onde cada país tem um tema determinado para discutir”, conta.

Dentro da avaliação, Elisabete observa desde a pesquisa, a presença da atualidade na fala, a posição como um país propriamente dito, o poder de argumentação e a busca pelo consenso ou argumento. “Desde o segundo ano do Ensino Médio busco incentivar na a pesquisa por notícias, o senso crítico e a interatividade, para que sejam protagonistas. Faço com que tenham essas experiências para a vida, adquirindo esse hábito pelo conhecimento e a atualidade”, diz.

Representando os países

Hoje ela representou o Reino Unido e não o Brasil. A aluna do 3º ano do Ensino Médio Alice Heming (17) estava muito animada para participar da Conferência. Para ela, o Projeto tem grande importância já que se inteirou de assuntos não só para passar no vestibular, mas para ter conhecimento de mundo. “Aprendi sobre como andam as relações e perigos que enfrentamos nesse mundo tão sensível, que hoje em dia pode transformar qualquer coisa em um alvo que gera uma enorme violência”, conta Alice dizendo que poderá a partir do projeto saber mais, a ponto de ser uma melhor cidadã para seu país.

Sobre o país que representou, a aluna gostou muito de conhecer melhor. “Algumas coisas me deixavam confusa como os argumentos que o Reino Unido usava para negar a entrada de refugiados. Pessoalmente não via muito sentido, pois todos somos humanos e precisamos ter os mesmos direitos, mas entendi que eles têm grande preocupação com o bem-estar social das pessoas que vivem lá. Não vemos pessoas pedindo nas ruas, ao contrário de outros países da Europa”, diz. Conforme a aluna foi desafiador apresentar o trabalho frente a todos, mas com certeza o dia ficará na memória de todos os alunos. “Diferente de uma prova que muitas vezes decoramos, nós pesquisamos e aprendemos esse conteúdo e esse dia ficará marcado em nossas vidas”, confessa.

O aluno Gabriel Antoniazzi (17) gostou muito de participar da Conferência e representar o Uruguai. “Não temos a força do veto, mas pesquisamos e aprendemos não só sobre o país, mas sobre a oratória de falar em público. Foi um Projeto muito prazeroso, sem monotonia.  Pensamos diferente hoje. Nos colocamos no lugar de grandes países e no momento que estamos vigorando leis, que na vida real comandam o mundo, entendemos a verdadeira importância dos governantes”, destaca.

Gabriel Estabel (16) estuda no 1º ano do Ensino Médio do Colégio Mãe de Deus, em Porto Alegre, que faz parte da Rede ICM. Para o jovem foi uma experiência incrível participar da Conferência do Madre Bárbara, representando o Senegal. “Quero que essa Simulação seja exemplo para todas as outras escolas participarem. Queria que se espalhasse, afinal é muito importante termos noção política e econômica dos países”, conta Estabel. Os alunos estudaram as políticas, o sistema social, a economia, pontos negativos, a crise e trouxeram o conhecimento obtivo para debater com os alunos do CMB. “Queríamos poder resolver os problemas juntos. Eu não tinha conhecimento sobre os países africanos e aprendi muito sobre o Senegal. Muito interessante essa integração, poder conhecer gente nova e trocar ideias sobre tema”, diz.

CMB participa de Interescolar Mirim de Vôlei
A minhoca dorminhoca na vida real