Cidadania e Projeto de Vida

No último dia 31, aconteceu um dia de formação na Casa da Juventude ICM, em Gravataí. Na oportunidade fez-se o lançamento do Projeto “Cidadania e Projeto de Vida” com os estudantes do 8º ano do EF.

Iniciou-se com uma dinâmica de autoconhecimento e partilha em pequenos grupos. Também foi introduzido o tema da Cidadania, conversando sobre a participação, a construção conjunta, o bem estar pessoal e o bem comum. Os alunos foram convidados a escolher imagens que revelam situações que decorrem da ausência de atitudes cidadãs, em diferentes contextos: falta de atendimento na educação e na saúde, bullying, racismo, violência contra a mulher, acidentes no trânsito, escravidão, corrupção, violência na cidade, destruição do planeta, entre outros… e propor iniciativas de intervenção no ambiente escolar e fora dele.

Na continuidade do projeto cada turma escolherá um dos temas abordados e concretizará algumas ações, tendo presente os valores éticos e cristãos.

Após um gostoso almoço o grupo brincou e se divertiu. Realizou-se um momento de plenária sobre os projetos sugeridos e deu-se sugestões de melhorias para a casa, acolhidas com carinho pela Ir. Elida, responsável pelo local. Foi um dia muito prazeroso, de muita partilha, amizade, convivência e consciência de que a cidadania começa por cada um, nas atitudes individuais e coletivas.

Sábado Recreativo
Estudo sobre Povos Indígenas