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AVALIAÇÃO DO COLÉGIO

A avaliação está vinculada à metodologia e à organização curricular do Colégio. É uma prática de investigação diagnóstica, porque sinaliza as incompletudes do processo educacional; é prognóstica e transformadora, porque analisa a prática em busca de coerência com os fins propostos; é sistemática e mediadora, porque acompanha e promove a aprendizagem em um processo de análise da fundamentação teórica que a orienta e a motiva no desenvolvimento das relações pedagógicas em geral e da dinâmica do processo ensino-aprendizagem, oportunizando ação-reflexão-ação, num comprometimento permanente do professor e do estudante, com a finalidade de reorientar o processo pedagógico à luz do Projeto Educativo ICM. Avalia para oferecer parâmetros, estimulando mudanças de estratégia.

AVALIAÇÃO DO ALUNO

A avaliação é parte essencial do processo de aprendizagem, por isso é realizada durante o processo de construção e de reconstrução do conhecimento não apenas cognitivos, mas social, afetivo e espiritual. Além disso, ela oferece diferentes percepções: ao aluno permite perceber como o seu aprendizado acontece; ao professor atesta a efetividade de suas estratégias pedagógicas e sinaliza mudanças e intervenções necessárias para auxiliar o estudante no seu percurso de aprendizagem. Assim, os instrumentos avaliativos acompanharão o desenvolvimento das habilidades, dos valores e das competências, de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas pelo professor. Esses instrumentos compreendem as seguintes dimensões da avaliação:

Diagnóstica, mediadora, inclusiva e reguladora – É a avaliação do que já foi aprendido, visando ao reconhecimento dos caminhos percorridos e à identificação daqueles a serem redimensionados no processo de construção de conhecimentos e de saberes e na dinamização de níveis mais complexos de conhecimento;

Contínua e processual, formativa e integradora – Busca privilegiar as potencialidades, as habilidades, as competências e o crescimento para a autonomia e a cidadania, efetivados por meio de atividades formais e informais, realizadas em sala ou extraclasse para orientar o professor e o aluno sobre estratégias a serem adotadas para melhorar o desempenho acadêmico e facilitar o processo de aprendizagem de cada estudante. São utilizados instrumentos de registro como: apresentações orais, trabalhos feitos em casa e na escola, tarefas individuais e coletivas, pesquisas sobre temas, realização de projetos de iniciação cientifica, saídas de estudos, provas, provas interdisciplinares, simulados de avaliações externas, testes, testes online, entre outros,que, ao final do processo de ensino, aferem critérios quantitativos e qualitativos, os quais permitem que se avalie a apropriação do conhecimento por parte do estudante, durante um período determinado.

Atitudinal – Avalia-se a capacidade de resiliência, persistência, aplicação ao trabalho, foco, determinação, participação colaborativa em sala de aula, esclarecimento de dúvidas, regularidade na entrega de tarefas e de trabalhos, hábitos de estudo – essas habilidades agregam à prática pedagógica a dialogicidade como meio para o desenvolvimento do processo de aprendizagem e para a busca da construção de um sujeito interativo, ético, critico e solidário.

O processo dinamizador da avaliação do estudante está registrado no Projeto Político- Pedagógico – Plano Global e Regimento Escolar.

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