Uma Escola em Pastoral
Escola em Pastoral é uma Escola que cultiva relações inspiradas na dinâmica da Santíssima Trindade, irradiando e testemunhando a presença de Cristo Ressuscitado, o que se traduz em relações que se constrói no diálogo, no perdão, na ajuda mútua, na solidariedade, no amor fraterno e no anúncio da Boa Notícia através do testemunho. É uma Escola que desenvolve processos de cultivo da espiritualidade cristã, envolvendo toda comunidade escolar num dinamismo de comunhão.

No Colégio Mãe de Deus, sob a ótica da Educação Evangélico Libertadora, os processos formativos são pautados pelos valores cristãos, comprometendo-se com uma educação inclusiva, com práticas de justiça, solidariedade e compaixão. Assumir este projeto cristão significa estabelecer novas relações intra e interpessoais, onde a fraternidade, a doação, o cuidado e, sobretudo, o amor no seu aspecto mais profundo , geram constantes processos de ação/reflexão e revitalizam as iniciativas cotidianas na defesa e promoção da Vida.

Serviço de Pastoral Escolar
O Serviço de Pastoral Escolar tem por função oportunizar espaços e promover experiências dinamizadoras da identidade confessional do Colégio Mãe de Deus. Como Escola pertencente à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, atua tendo como fonte inspiradora a Palavra de Deus, priorizando valores cristãos, e na perspectiva da mística de Bárbara Maix, buscando, em tudo, a vontade de Deus e a concretização de seu Reino, principalmente por um testemunho coerente ao discurso.
É composto por uma equipe que tem por missão articular e favorecer a dinâmica da Escola em Pastoral, fazendo-se presente nos mais variados âmbitos da comunidade escolar, ajudando a pensar o cotidiano com o diferencial da fé. Para tanto, atua na reflexão e planejamento do Princípio Norteador, escolhido anualmente com base na Campanha da Fraternidade, o qual será o fio condutor de toda ação pedagógica do Colégio.

Entende-se que uma escola da Rede ICM de Educação estará em pastoral quando todos se sentirem mobilizados e comprometidos com o Projeto Educativo Institucional, na concretização de um planejamento sólido, onde as dimensões de infraestrutura, pedagógica e pastoral caminham na construção da valorização da vida, com um agir ético e gerador do bem comum.