Sobre a Unidade de Educação

HISTÓRICO
As raízes da história do Colégio Mãe de Deus, no Bairro Tristeza, remontam ao início do século, quando Dona Miguelina da Conceição comprou um sítio na rua Dr. Mário Totta e doou-o à filha Rafaela. Mais tarde, a Irmã Rafaela da Conceição doou o terreno que herdara da mãe para sua Congregação – a das Irmãs do Imaculado Coração de Maria – que logo decidiu pela construção de um Colégio.

O Colégio Mãe de Deus é uma obra pertencente à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que tem como fonte de inspiração e modelo de educação Bárbara Maix, sua fundadora. O Colégio foi inaugurado com o nome COLÉGIO SANTA RITA, a 10 de janeiro de 1904, em uma missa festiva celebrada pelo Padre Pedro Weimer. A direção do Colégio foi entregue à Madre Maria Angelina do Santíssimo Sacramento que iniciou as atividades escolares com 80 alunas.

Quatro anos após, em 1908, as irmãs adquiriram o “HOTEL DA PRAIA”, na mesma rua e, para lá, transferiram a sede atual do Colégio, passando a ser o Noviciado da Congregação. Depois de seis anos de funcionamento, o Colégio Santa Rita teve suas atividades suspensas por dois anos, devido à ocupação do prédio pelas órfãs do Asilo São Benedito. Em 1918, o Asilo retornou para o centro da cidade e, então, o Colégio foi reativado em seu lugar de origem, porém com outro nome: COLÉGIO NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO. As alunas, no início, eram em pequeno número, mas, gradativamente, foram aumentando. Nesse crescimento, a colaboração da comunidade, juntamente com o esforço e dedicação das Irmãs, foi fator decisivo.

Com o passar do tempo, foram necessárias algumas reformas no prédio do Colégio, visando a uma expansão física para a absorção dos novos alunos. Em 1961, foi iniciada a construção do atual prédio do colégio, pois a clientela escolar, sempre mais numerosa, exigia nova ampliação do espaço físico. As obras foram concluídas em 1967. Uma nova página na história do Colégio começa a ser escrita em 1968. A comunidade desejava que, além do eficiente curso primário, o Colégio iniciasse o Curso Ginasial. Surgiu, então, um grupo de pais que, apoiados pelas Irmãs, começaram a se mobilizar em torno do objetivo e fundaram o Centro Educacional Comunitário da Tristeza – CECT. Com o empenho desse centro junto à Direção, em 1970, foi autorizado o Curso Ginasial, denominado GINÁSIO MÃE DE DEUS. Posteriormente, com a reforma do Ensino, os cursos primário e ginasial passaram a constituir o Ensino de 1º Grau, implicando em nova alteração do nome. Passou a ser: ESCOLA MÃE DE DEUS – JARDIM DE INFÂNCIA E 1º GRAU.

Com a ampliação de sua atuação na área de ensino, serviços e associações foram se constituindo dentro da Escola. Já em 1969, havia sido fundado o CLUBE DE MÃES. Em 1970, o GRÊMIO ESTUDANTIL. Em 1971, a ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES como continuidade da CECT.

O Bairro Tristeza expandiu-se e os eventos do mundo moderno trouxeram consigo novos desafios à missão de educar. Missão essa que o Colégio Mãe de Deus abraçou e, de mãos dadas com a Comunidade, avançou, cresceu e consolidou caminhos de credibilidade e participação. No ano de 1971, concretizou-se o sonho de um local destinado somente aos pequenos do Jardim com a construção de um prédio mais moderno, respondendo às exigências da atualidade. A ideia da construção do Ginásio de Esportes nasceu em 1976 e foi concretizada em 11 de agosto de 1979.
Buscando sempre uma atualização e adequação à melhoria da qualidade de ensino, houve em 1993, a preocupação em dar origem ao Laboratório de Informática, como mais um instrumento à disposição dos professores e alunos, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. Em 1994, atendendo a uma solicitação dos professores e à necessidade de melhor atendimento aos alunos do Jardim de Infância, construiu-se um salão no próprio prédio do Jardim, a fim de propiciar a realização de uma caminhada que respondesse aos reais interesses do dia-a-dia.

Em 1998, assumiu-se um marco muito importante na vida do Colégio Mãe de Deus – a implantação do Ensino Médio. Foi a concretização de um sonho acalentado por longos anos e a expressão da luta incansável dos pais, representados pela Associação de Pais e Mestres, que apostaram neste sonho e acreditaram no esforço conjunto. “Sonho que se sonha só é pura ilusão, sonho sonhado por todos, é sinal de solução”.

No ano de 1999 inaugurou-se um novo prédio, abrigando o Ensino Médio que havia sido implantado no ano anterior. Já em 2016, depois de 03 anos de planejamento, iniciou-se a construção de um novo prédio, com a finalidade de aprimorar o atendimento para as crianças, especialmente no turno extraclasse (TuiMD e estendido), a ser inaugurado no ano de 2017.
A credibilidade e a confiança das famílias, depositada na Proposta de Educação que o Colégio oferece e nos valores que ele cultiva na formação dos seus educandos, anima a caminhada.

O ano de 2017 inicia também com um importante marco para o Colégio Mãe de Deus: uma nova marca visual. Esta marca resgata a origem desta instituição, pois a identifica como parte da Rede ICM de Educação. O Colégio Mãe de Deus é uma Unidade de Ensino, dentre as 16 unidades de ensino da rede, pertencente a Congregação das Irmãs ICM (Imaculado Coração de Maria), que neste momento da história assumem uma marca comum, fortalecendo e renovando seu compromisso com a educação, através de sua missão e seus princípios, onde a solidariedade, a cooperação , a dignidade da pessoa e a competência técnica constituem base para uma educação de excelência.

Junto às irmãs, muitos leigos e leigas doam sua vida e compartilham da missão educativa, assumindo diferentes serviços no Colégio Mãe de Deus, formando o corpo que acredita, empenha esforços e vibra com este projeto de educação preconizado por Bárbara Maix, na certeza que este modelo de educação está comprometido com o futuro, contribuindo na construção de uma nova sociedade, mais justa e solidária.

A semente lançada a mais de um século germinou, brotou, cresceu e se desenvolveu, constituindo-se assim, o tão querido Colégio Mãe de Deus, junto ao qual, acorrem ano a ano, centenas de crianças e jovens que buscam respostas para suas interrogações existenciais, conhecimento e competência para os desafios da vida e do mundo, motivação para cultivar a fé, coragem para viver a fraternidade, a justiça, a solidariedade, a partilha e tantos outros valores que o Evangelho propõe.
Sinta-se parte desta história, conheça o Colégio Mãe de Deus!