BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO

A Biblioteca Monteiro Lobato é um espaço de convivência que promove a integração social e possibilita o acesso às diversas fontes de informação, pesquisa e mediação da leitura. Serve como apoio pedagógico, desenvolvendo competências e habilidades, voltadas à qualidade da educação, fazendo com que o educando se aproprie da leitura, compreendendo-a como um todo, auxiliando assim, no processo de ensino e aprendizagem.

Horários de Atendimento – De segunda a sexta-feira.
Manhã – Das 7h30min às 12h30min
Tarde – Das 13h às 17h45min

Possui um acervo com aproximadamente 20 mil exemplares, entre livros, revistas, multimeios e folhetos.

Acesso ao catálogo virtual da biblioteca

A biblioteca presta os seguintes serviços:
– Orientação à pesquisa bibliográfica e on-line;
– Empréstimo local e domiciliar;
– Orientação e treinamento de usuário;
– Levantamento bibliográfico e reservas;
– Orientação quanto à normalização de trabalhos escolares, conforme as normas da ABNT;
– Elaboração de ficha catalográfica;
– Realização da Hora do Conto e Hora da Leitura;
– Disseminação seletiva da informação, com dicas de leitura, pesquisa e divulgação dos itens atuais e recém-chegados à biblioteca por assunto de interesse;
– Preservação e recuperação do acervo.

Espaços comuns de convivência

O espaço “Era uma vez” é pensado para os pequenos. O ambiente é lúdico e acolhedor, no qual acontecem semanalmente, a Hora do Conto e Leitura direcionados aos alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste local, os leitores têm acesso ao acervo infanto-juvenil selecionado para atender esta faixa etária.

 

A “Sala de Pesquisa” é interativa e aconchegante para a leitura. Disponibiliza computadores com acesso à internet para auxiliar nos estudos, pesquisas e realização de trabalhos, com a orientação dos educadores da biblioteca.

Projetos de mediação da leitura
A biblioteca desenvolve projetos de mediação da leitura, realiza eventos e atividades culturais, tais como: Feira Literária; Hora do Conto e Leitura; Semana da Biblioteca; Clube de Leitura; Teatro; Sarau; Oficinas; Café Literário; Palestras; Exposições Culturais, entre outras.
Feira Literária
A Feira Literária do Colégio Mãe de Deus acontece no mês de maio. Este é considerado o maior evento promovido pela biblioteca. Ele tem como objetivo, incentivar e integrar os leitores ao universo da literatura, oferecendo à comunidade educativa, as mais variadas atividades, tais como: encontro com escritores e ilustradores, sessões de autógrafos, contação de histórias, palestras, oficinas e a presença de bancas expositoras de comercialização de livros, e muito mais.
Hora do Conto e Leitura
A equipe da biblioteca dá vida a diversas histórias, utilizando entonação, linguagem corporal, musicalidade e elementos visuais, com o objetivo de despertar a imaginação, a criatividade e o interesse pela história.
É importante para a criança, a frequência em escutar e ler histórias, criando uma rotina e uma afinidade com os livros e com o universo literário, a fim de estabelecer o gosto e o prazer pela leitura.
Hora do Conto – Destinada aos alunos da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Hora da Leitura – Destinada aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

 

Clube de Leitura da Biblioteca

Os encontros do clube acontecem uma vez por semana na biblioteca. Os alunos inscritos no projeto participam de uma roda de conversa, com o objetivo de estimular o interesse e a democratização da leitura, o debate, a interação e a socialização dos alunos através do contato com variados gêneros literários.

 

 

Orientação e Treinamento de Usuário

No início do ano letivo, os alunos da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental, são convidados a participar da orientação de usuário. Este serviço permite ao estudante, conhecer a dinâmica de funcionamento da biblioteca, localização dos livros nas estantes e sobre os cuidados de preservação do material. Destacando a importância da leitura na rotina de estudos como fonte de aprendizado e imaginação.
Durante a orientação, os alunos são incentivados a acessar também o acervo digital disponível nas plataformas de leitura que o colégio oferece (Elefante Letrado e Árvore de Livros).

PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DO ACERVO
A biblioteca realiza ações preventivas para a manutenção, preservação e conservação do acervo.

Responsável
Bibliotecária: Silvane Ruas Manhago (CRB10/1783)
Contato: biblioteca@colegiomaededeus.com.br

Consulta ao acervo da biblioteca pelo Catálogo on-line
https://biblioteca.redeicm.org.br/consulta/biblioteca/index.php?id=CMD