Feira do Livro 2017

A leitura nos faz criar, pensar, imaginar, inovar, viajar, sonhar…

A Feira do Livro do Colégio Mãe de Deus aconteceu de 13 a 15 de setembro. O evento contou com inúmeras atrações, artísticas e culturais. Dentre elas, a marcante presença do Patrono, o escritor, professor da UFRGS e coordenador do Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, Sergius Gonzaga. A palestra dele abordou as leituras obrigatórias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2018. Participaram da abertura, a equipe diretiva do Colégio, livreiros e os alunos da 1ª e 3ª série do Ensino Médio.

Nosso dia foi ainda mais especial com a presença da escritora Christina Dias, autora do livro “Jogos depois da chuva”. Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de conversar com a escritora, mostrar seus trabalhos e aprender um pouco mais sobre a obra. Para a professora Sandra Letícia Gräeff, o encontro significou muito: “Reacendemos nosso desejo de que nada nos impeça de buscar a alegria de conviver e saber que sonhar faz parte da vida”. Os alunos do 4º ano do turno da tarde prepararam oficinas e contação de histórias, partindo de brincadeiras propostas do livro da Christina Dias, trabalhado no 2° trimestre. Foi um momento de confraternização entre os estudantes e de muita diversão.

Na quarta-feira dia 13 de setembro, durante o primeiro dia da Feira do Livro, o Coral do Colégio Mãe de Deus fez uma apresentação para celebrar este momento dedicado ao livro e a leitura, dando também boas vindas às bancas das editoras e aos livreiros que derão um colorido todo especial ao evento. A comunidade educativa lotou o saguão do Colégio para prestigiar os alunos que apresentaram um repertório variado. Entre as músicas apresentadas, uma delas foi composta pela aluna Manuella Ruas Manhago, da turma 61: “Mais prá lá do que prá cá”. A regência foi da professora de música, Sandra Silveira.

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental apresentaram um pouco da experiência deles com a leitura para os estudantes do 5º ano, através de vídeos, teatros, jogos de tabuleiro, jogos com pistas espalhadas pela escola e composições musicais. Os trabalhos tinham como inspiração os diferentes livros que foram lidos ao longo do ano, como “O Mágico de Oz”, “Peter Pan”, “Codinome Duda”, “Fica Ficando”, “O Mistério das Aranhas Verdes” e “O Labirinto dos Ossos”. A história dos Mitos Gregos foi contada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental pela atriz e contadora de histórias Bárbara Catarina, no último dia de feira.

A contadora de Histórias Maria Anahy contagiou a Biblioteca e os alunos do 1º ano do Ensino fundamental contando as aventuras da lagartixa Filomeno do livro “A lagartixa que virou jacaré”, do autor Izomar Camargo.

Os alunos do TuiMD foram convidados a participar da programação da Feira do Livro, no qual apresentaram o Teatro “No Túnel do Tempo”, para os colegas de Educação Infantil ao 5º ano, no auditório do Colégio. Foi um resgate da história dos brinquedos, das brincadeiras, das músicas, da moda e da tecnologia desde a década de 50 até os dias atuais que envolveram pesquisa, conhecimento e diversão. O momento foi muito especial para todos. Houve interação, participação e apreciação da plateia.

Dentre as atividades culturais desenvolvidas ao longo da semana, destacamos:

  • A presença do escritor e ilustrador Carlos Augusto Pessoa de Brum, o Cadu, que realizou uma Oficina Literária: “Como escrever bem em 40 minutos” com as turmas do 7° ano do Ensino Fundamental.
  •  Oficina de Comunicação visual com escritor e ilustrador Carlos Augusto Pessoa de Brum, o Cadu.
  • Contação de histórias, com a Valquiria Cardoso para as turmas de Educação Infantil e 2º ano do Ensino Fundamental com a história “Velhinha Maluquete”.
  • A contadora de histórias Milene Barazzetti fez a criançada da Educação Infantil participar dançando e cantando com a história do livro “Tombolo do Lombo” do autor André Neves.
  • O teatro “O alienista” com o ator Jairo Kleir, que deu uma aula de literatura para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, envolvendo e colocando os alunos como protagonistas da história.

Durante esta semana aconteceu também o lançamento do livro intitulado “Academia Super Bomb”, do aluno Pedro Domingues (turma 43). Diante do grande interesse do estudante em escrever, a professora Daniela Figueira fez a revisão e a organização da história. As ilustrações ficaram por conta dos colegas da turma e a capa foi desenhada pelo escritor e ilustrador Carlos Augusto Pessoa de Brum, o Cadu, que gentilmente participou da construção do livro e do lançamento no Colégio. Após a contação da história para os estudantes dos 4º e 5° ano do turno da tarde, Pedro e Cadu autografaram um exemplar para cada turma.

Os alunos e a comunidade escolar do Colégio Mãe de Deus prestigiaram os espaços de visitação da feira com muito entusiasmo, interagindo com escritores e contadores de histórias em meio às bancas de exposição de livros.

Para divulgar ainda mais este importante evento, a equipe da biblioteca gravou alguns vídeos com os alunos, manifestando seu amor, gosto e admiração pela leitura, aos livros e à biblioteca. Confira no face!

Todas as ações desenvolvidas tem o mesmo objetivo, promover atividades de incentivo ao estudo e a leitura, oferecendo espaços de acolhida, inserindo cada vez mais nossos leitores em ambientes propícios para a reflexão e aperfeiçoamento das práticas de leitura.

Biblioteca Monteiro Lobato

Fotos no Facebook do Colégio!

Abertura da Feira do Livro 2017

Espaço de exposição e escritores na Feira do Livro

Contação de Histórias – Escritora Milene Barazzetti

Contação de Histórias – Bárbara Catarina

Contação de Histórias – Maria Anahy

Contação de História – Valquiria Cardoso

Teatro – No túnel do Tempo – TuiMD

Teatro o Alienista

Oficina de Sucata e Contação de Histórias

Oficina de jogos de leituras – 6º ano

Apresentação Coral

Intercâmbio Uruguaio
FLORESTA FELIZ