Feira Literária 2023

A Feira Literária do Colégio Mãe de Deus que aconteceu em maio, foi uma verdadeira festa da leitura. Nesta última edição, a comunidade educativa pôde participar, nos três dias de evento, das ações de promoção e incentivo à leitura, participando de encontros com escritores, ilustradores, contadores de histórias e também, interação com as plataformas de leitura “Elefante Letrado” e “Árvore de Livros”.

As turmas da Educação Infantil receberam uma visita muito especial: o Sr. Elefante, mascote da Plataforma Elefante Letrado. Além de contar histórias, ele também fez brincadeiras que envolveram os pequenos contagiando o ambiente de alegria e diversão.

Os cinco sentidos dos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental foram aguçados com a apresentação da contadora de histórias Carmem Lima, através da narrativa do livro: “Perdidos na mata: explorando os cinco sentidos”, de Ricardo Dreguer. Os alunos mostraram-se perceptivos, permitindo-se captar as informações do ambiente através dos sentidos da visão, audição, paladar, olfato e tato. Já na segunda contação, os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental  viajaram pelo “Espaço”. A artista envolveu os estudantes em um universo de conhecimento e curiosidades.

Alunos do 3º e 4º Ano Ensino do Fundamental participaram do bate papo com o cartunista, ilustrador e publicitário, Pedro Leite. O colorido tomou conta do auditório do colégio. Pedro contou com riqueza de detalhes, através de ilustrações criativas, as aventuras dos personagens  da série “Sofia e Otto”, conhecendo Porto Alegre, a partir dos principais pontos turísticos da Capital  dos gaúchos. Já no segundo livro, sobre a imigração italiana no Rio Grande do Sul, o autor apresentou a história de superação e esforço que foi a vinda dos imigrantes italianos ao Brasil, em especial os que migraram para a Serra Gaúcha. Os alunos adoraram o encontro, ficaram ainda mais motivados a pesquisar e aprender sobre as histórias da nossa cidade e Estado.

No último dia de Feira, os alunos do 5º Ano  do Ensino Fundamental  tiveram a satisfação de participar do encontro com o talentoso escritor e ilustrador, Carlos Augusto Pessoas de Brum, conhecido como “Cadu dos Livros”. Com desenhos criativos, as histórias em quadrinhos foram tomando forma, a partir da contribuição ativa dos alunos as histórias criadas iam dialogando com o imaginário dos leitores.

Os alunos dos 6ºs. anos ao Ensino Médio participaram das atividades realizadas na Plataforma “Árvore de Livros”. Para o 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental, a temática abordou: Jovem detetive e a origem dos contos policiais. A dinâmica começou com um quiz sobre histórias de detetive; contextualização das histórias dos romances policiais; romancistas e detetives importantes da literatura; e as características de uma história de investigação. Por fim, leitura de uma parte de um capítulo do livro “Sherlock Holmes: o jogador desaparecido” e debate sobre quem deve ser o criminoso da história. Concluindo com indicações de leitura na plataforma para descobrir o final.

Os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental participaram de um bate papo abordando os temas “Leitura por escolha, leitura por prazer”. Por fim, receberam dicas para ter um hábito de leitura prazeroso e saudável.

Já com os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, a dinâmica foi o Paredão dos Clássicos. A iniciativa trata da problematização sobre a cultura em paralelo ao cancelamento das obras clássicas por parte do público jovem. Também houve a leitura da crônica “Pertencer”, de Clarice Lispector, presente no livro “A descoberta do mundo”, com discussão sobre o pertencimento e discussão sobre produção de conteúdo.

Os alunos do Ensino Médio participaram do “Desafio dos clássicos: a literatura no vestibular”. Foi feita uma contextualização das principais obras que caem no vestibular, atividade mediada por um quiz literário, onde foram abordados os temas “De olho no vestibular: explorando algumas questões” e “Como a árvore pode ajudar nos estudos para o ENEM”.

A equipe organizadora da feira agradece a participação e envolvimento de todos.

Sarau Literário e Artístico 2023
18ª Olimpíada Brasileira de Matemática