As normas de convivência são construídas no exercício da liberdade, do respeito, da corresponsabilidade.

Os conflitos existentes na Escola devem ser compartilhados pela comunidade escolar, tendo como suporte a rede de apoio, buscando os serviços especializados e aprofundando o diálogo com a família. Importante fazer com que os educandos fortaleçam seus vínculos nas relações do seu dia-a-dia.

A Escola desenvolvendo sua função social deve buscar o acesso e a permanência dos alunos no ambiente escolar, para isso faz-se necessário os encaminhamentos com a Equipe Diretiva e dos professores construindo soluções de corresponsabilidade das partes envolvidas nos conflitos.

No contexto escolar a indisciplina é caracterizada pelo desrespeito às regras que garantem o bom convívio social e a violência é o desrespeito ás regras que garantem a integridade física e psíquica do outro. O que for considerado violência grave contra a pessoa ou contra o Patrimônio da Escola, o responsável deverá ser encaminhado aos órgãos próprios para os procedimentos adequados.

 Cabe a cada  integrante da comunidade educativa:

  1. buscar sempre mais a compreensão da Filosofia da Escola e com ela se compromete;
  2. assumir sua responsabilidade pessoal como necessidade vital à construção do bem comum;
  3. exercitar-se no diálogo, na escuta, na partilha, no respeito como forma de superação do individualismo e de busca de unidade na pluralidade de concepções;
  4. conscientizar-se de que sua dignidade pessoal está profundamente vinculada a uma responsabilidade social.