Normas de Convivência

As normas de convivência são construídas no exercício da liberdade, do respeito, da corresponsabilidade.

Os conflitos existentes na Escola devem ser compartilhados pela comunidade escolar, tendo como suporte a rede de apoio, buscando os serviços especializados e aprofundando o diálogo com a família. Importante fazer com que os educandos fortaleçam seus vínculos nas relações do seu dia-a-dia.

A Escola desenvolvendo sua função social deve buscar o acesso e a permanência dos alunos no ambiente escolar, para isso faz-se necessário os encaminhamentos com a Equipe Diretiva e dos professores construindo soluções de corresponsabilidade das partes envolvidas nos conflitos.

No contexto escolar a indisciplina é caracterizada pelo desrespeito às regras que garantem o bom convívio social e a violência é o desrespeito ás regras que garantem a integridade física e psíquica do outro. O que for considerado violência grave contra a pessoa ou contra o Patrimônio da Escola, o responsável deverá ser encaminhado aos órgãos próprios para os procedimentos adequados.

 Cabe a cada  integrante da comunidade educativa:

  1. buscar sempre mais a compreensão da Filosofia da Escola e com ela se compromete;
  2. assumir sua responsabilidade pessoal como necessidade vital à construção do bem comum;
  3. exercitar-se no diálogo, na escuta, na partilha, no respeito como forma de superação do individualismo e de busca de unidade na pluralidade de concepções;
  4. conscientizar-se de que sua dignidade pessoal está profundamente vinculada a uma responsabilidade social.