Sistema de Avaliação

A avaliação é análise do desenvolvimento das relações pedagógicas, processo em que, pensando a prática, analisa-se a fundamentação teórica que o motiva e se redimensiona o planejamento sempre considerando a Proposta Educacional.

Assim, a avaliação:

  1. Consiste em dinamizar oportunidades de ação-reflexão que sensibilizarão o educando a novas questões, a partir de respostas formuladas;
  2. É contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos;
  3. Envolve o educando em seu todo biopsicossocial, abrangendo as três dimensões cognitiva, afetiva e psicomotora;
  4. É instrumento auxiliar da aprendizagem significativa e, por isso, está estruturalmente vinculada ao processo metodológico com que a Escola está comprometida;
  5. É um julgamento de valor sobre dados relevantes para uma tomada de posição, no qual se percebe o estado em que se está e a distância do que se quer, e é estímulo par atingir o que se quer;
  6. É um instrumento de crescimento pessoal e comunitário;
  7. Tem, na auto avaliação, um meio de crescimento no ser, na consciência dos próprios valores e limitações;
  8. Dá-se ao longo de todo o processo pedagógico com a participação e o compromisso de todos: educadores, educandos e pais;
  9. É um todo globalizante que enfatiza a qualidade das modificações que vão se operando.