17 de julho de 1811 foi a data oficial da fundação de Bagé, estabelecida pelo historiador Tarcisio Antonio da Costa Taborda. Há 210 anos, nesse dia, o exército Luso-brasileiro deixava o acampamento, e seguia em direção a Cerro Largo, levando dez mil cavalos e dois mil bois. Ultrapassaram o rio Jaguarão-Chico, acamparam no passo de Aceguá e dalis eguiram para a Fortaleza de Santa Teresa.

No momento de ir embora, o exército enfrentou uma série de dificuldades típicas da nossa região: era inverno, havia muita chuva, os rios estavam cheios e não davam passagem para as carretas carregadas. Foi então, que Dom Diogo teve a ideia de deixar aqui nas terras de Bagé, parte dos soldados, comerciantes, e mulheres que haviam acompanhado o exército, alguns doentes, cirurgiões e mantimentos. Ao partir, Dom Diogo, nomeou Pedro Fagundes de Oliveira como comandante do Acampamento de Bagé. E a partir daí, começou a surgir um novo vilarejo, que oferecia na época melhores recursos de água, lenha e proteção natural do que o aldeamento que já havia junto à antiga Guarda de São Sebastião.

No clima de festa pelo aniversário da nossa cidade, diversas atividades foram realizadas até essa semana na Escola, incluindo pinturas, cartazes, gravação de vídeos, e registro de pontos turísticos ou pontos importantes da cidade por onde os alunos passam no caminho até a Escola. E os resultados ficaram incríveis!