Projeto que tem o objetivo de defender a vida, promove a prevenção e o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, que vem ameaçando o Brasil inteiro.

Na última terça-feira, 27 de fevereiro, foi dada a largada para a Campanha de Combate à Dengue na Escola São Benedito. Neste projeto, além da realização de atividades em sala de aula, que promovem o cuidado, a prevenção e o combate ao mosquito através da criação autoral e divulgação de diversos materiais produzidos pelos estudantes, contamos com o apoio da Vigilância em Saúde de Bagé, que por meio dos senhores Marcelo Fernandes e Roseane Moreira, apresentou desde o ciclo de vida do mosquito, até as formas de prevenção.

Além das instruções fornecidas através dos recursos audiovisuais, Marcelo e Roseane trouxeram amostras de larvas do mosquisto, dando a oportunidade dos estudantes conhecerem as fases do Aedes aegypti de forma real e segura. O projeto se estende da Educação Infantil até o 9º Ano.

Mas não paramos por aí! Contamos com muitas presenças especiais nos encontros formativos, como a do Senhor Mosquito, que só é bonzinho em forma de mascote, e nos ajudou a entender como é a anatomia do Aedes aegypti. Também tivemos a honra de receber a jornalista Roberta Mércio, que deu seu depoimento sobre a ação da doença e a importância de nunca utilizar medicamento sem orientação e diagnóstico médico.

Os sintomas da Dengue incluem febre de início abrupto, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. Entre as medidas a serem adotadas, estão: esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água, e colocar objetos como pneus e lonas, abrigados da chuva.