As atividades propostas pelas professoras Ana Maria, Marcélli, Maitê e Natali, visam promover, de forma prática e cultural, o conhecimento e a valorização da cidade de Bagé, que no dia 17 de julho, completa seus 213 anos de história.

Desde o dia 1 de julho, os estudantes das turmas de 3º Ano estão trabalhando sobre a origem de Bagé, sua população, distritos, clima, atividades econômicas e crescimento. Para garantir a imersão e conhecimento da galerinha ESB, foi realizado um tour pelos principais pontos turísticos de Bagé, incluindo um piquenique na Vila de Santa Thereza.

Além do estudo de campo, o projeto oportuniza o desenvolvimento da pesquisa e da oralidade, incluindo momentos de reflexão, conversa e apresentação de trabalhos. Sendo uma porposta interdisciplinar, o projeto conectou as descobertas, investigações e análises à diferentes áreas do conhecimento, como linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.