Na noite do dia 15 de setembro, a Escola São Benedito fez história através de três jovens, que fazem parte da primeira turma  do curso Maker – Laboratório de Inovação, Criação e Prototipagem: Artur Silva, Cecília de Melo e Rafael Peduzzi.

Através de um ato solene, a Diretora, Irmã Ines Terezinha Sangalli, outorgou a conclusão do curso, encerrando um ciclo que dará início a outro ainda mais emocionante. Os estudantes, que participaram das aulas, do 2º Semestre de 2022, até o 1° Semestre de 2023, onde aprenderam, desde a base do desenho tradicional, até a representação de ideias e formas através da pintura digital e da modelagem 3D autoral, contaram com a presença de seus familiares nesse momento tão especial.

O Espaço Maker ESB

Fundado pela bacharel em design, Fernanda Freitas, o Espaço Maker da Escola São Benedito, tem como objetivo, utilizar a fabricação de produtos (físicos e digitais) através do Design de Personagens para melhorar o engajamento dos estudantes nas aulas, e auxiliar no processo ativo de aprendizagem das disciplinas do Ensino Fundamental II, tornando-o mais significativo. Para isso, busca trabalhar nos estudantes, ao longo do próprio processo de criação dos produtos e personagens, o desenvolvimento das habilidades orais, verbais, tecnológicas e artísticas.

Durante as aulas, são realizadas atividades que visam construir e resgatar o perfil autoral dos estudantes,  tanto de forma individual, quanto coletiva, podendo envolver a criação e fabricação de jogos, materiais didáticos e maquetes.

No Espaço Maker da Escola São Benedito, são realizadas atividades envolvendo diferentes métodos e estratégias, como:
→  Brainstorming (técnica para o desenvolvimento e refinamento de ideias);
→   Storytelling (narrativa de história através da Jornada do Herói) e redação;
→   Moodboard (montagem de painéis de referências e apresentações);
→   Seminários de Pich dos personagens e projetos (técnica de apresentação de negócios inovadores);
→   Fotografia;
→   Desenho estrutural geométrico bidimensional de personagens;
→   Modelagem 3D
→   Escultura digital;
→  Impressão 3D