A Bondade como aliada em tempos difíceis

No vídeo intitulado Bondade inspirado nas palavras do Papa João XXIII, a secretária do Educandário São José do Belém, Maria Betânia, nos prestigia com uma leitura retirada de um decálogo feito pelo pontífice, mais conhecido como: Papa da Bondade.

 

Ela ressalta, em sua leitura, que espalhar a bondade é um ato de doar-se ao mundo, procurar fazer as coisas melhorarem. E não precisa de muito para fazer isso – as atitudes geralmente são super simples, mas fazem toda a diferença. Ressaltando ainda, algumas ações que devemos meditar em nossas ações, destacamos alguns exemplos:

Agradecer:

Agradeça quando alguém te ajudar. Agradeça quanto te oferecerem alguma coisa. Agradeça pelo que você tem, pelas oportunidades, pelo seu trabalho, pelo seu dia, pela sua vida. É maravilhoso estarmos vivos. Agradeça a Deus, ao Universo, a quem ou o que você acreditar, mas agradeça. Todos os dias. Isso dá uma sensação de humildade tremenda na gente, e é para ser assim mesmo. Não somos mais importantes que os outros – somos iguais. Então agradeça por tudo o que você recebe, especialmente no que envolve o esforço de outras pessoas. A comida no seu prato foi feita por alguém. Agradeça. Se você parar para pensar, encontrará motivos para agradecer em todos os momentos.

Não julgar:

Toda vez que estiver chegando à sua mente um pensamento julgando alguém, interrompa-o. Todo mundo tem motivos e muitos deles podem ser desconhecidos para você. Portanto, não julgue. Mesmo se você conhecer todos os motivos, ainda assim, cada pessoa tem sua história de vida. O que ela fizer, será escolha dela, e ela deverá arcar com as consequências. Quem somos nós para julgar? Quem saberia dizer o que não faríamos em outro tipo de situação? Gostaríamos de ser julgados? Claro que não. Julgar nunca é bom. Internamente, já é ruim. Fofocar com os outros, então, nem pensar! Evite esse pensamento ou, no mínimo, guarde-o para você.

Ajudar o próximo:

O que você pode fazer hoje para ajudar outras pessoas? Comece ajudando desde a hora de acordar: arrumando a cama, lavando a louça, levando um copo de água para um colega de trabalho que estiver com tosse, diminuindo o ar condicionado caso o outro colega esteja resfriado, entre tantas outras ações cotidianas. Se puder ir além e fizer um trabalho voluntário, que maravilha! Doe seu tempo, seu dinheiro, o que puder, mas doe. Ajude outras pessoas. O que seria do mundo se todos se ajudassem sem esperar nada em troca, apenas para fazer um ato bondoso?

Para de esperar coisas em troca:

Não faça algo esperando que aquilo se reverta em algo para você. Não dê um presente esperando que a pessoa te presenteie de volta. Não empreste dinheiro esperando que, no futuro, a pessoa possa te ajudar também. Desvincule-se dessa ideia. Liberte-se. Faça as coisas porque você acha correto ajudar os outros e fazer o bem. Esse é o seu retorno.

Trate-se bem também:

Precisamos estar bem para fazer os outros felizes. Portanto, cuide-se! Durma bem, descanse, trabalhe no que gosta, busque hobbies que te façam feliz, esteja com as pessoas que você ama, entre tantas outras escolhas. Crie um diário. Comece a escrever

Encoraje em vez de criticar:

Criticar é fácil. Se deixar, é a nossa reação natural a qualquer coisa. Encorajar é muito mais complexo, sabe por quê? Porque precisamos pensar para reagir. Seja essa pessoa. Analise a situação apresentada e encoraje o outro a agir de determinada maneira positiva. Segure as críticas. Muitas vezes, a pessoa precisa somente de um apoio, pois já está cansada de saber o que é certo ou errado.

Assista o vídeo feito com carinho para vocês: 

História do amparo durante o Brechó Solidário do nosso Educandário
202 anos da nossa fundadora Bárbara Maix