Turma 24, do 2º ano do Ensino Fundamental, realizou momentos de reflexão após leitura do livro “Querido Papa Francisco”.
Durante o ano letivo, alguns alunos trazem muitos questionamentos e compartilham algumas dúvidas que aparecem no cotidiano, envolvendo religiosidade. Procurando favorecer o entendimento dos assuntos que originaram os questionamentos a professora Amanda apresentou durante as orações diárias em sala de aula, o livro: “Querido Papa Francisco”. Este livro contem perguntas de crianças do mundo todo, dos cinco continentes, 26 países e as respostas foram dadas pelo próprio Papa Francisco, a cada uma delas. No livro, crianças entre seis e treze anos de idade fazem seus questionamentos, como: “ PORQUE NÃO ACONTECEM MAIS MILAGRES HOJE EM DIA?”, “O QUE DEUS FAZIA ANTES DE CRIAR O MUNDO?” ou ainda “ AS PESSOAS MÁS TAMBÉM TÊM UM ANJO DA GUARDA?”.
As crianças da Turma 24 demonstraram muito interesse em explorar cada pergunta feita ao Papa. Cada dia era feita a leitura de uma pergunta e a sua respectiva resposta (dada pelo Papa Francisco), acompanhada de uma pequena reflexão coletiva da turma. Após o término da leitura e a especulação de todo o livro feita pelas crianças, em sala de aula, resolveram ir além, e cada uma formulou uma pergunta semelhante aos questionamentos respondidos pelo Papa, no livro, apresentando algumas dúvidas que traziam com elas. Foi então que pensamos em conversar com o Padre Edson, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, apresentando a ele os questionamentos da turma.
Em uma quinta-feira, dia 08 de setembro, foi promovido um encontro com o Padre Edson, na Capela do Colégio Stella Maris. O Padre foi muito atencioso e escutou cada pergunta feita pelos alunos, respondendo uma a uma de maneira muito afetuosa, explorando o entendimento sobre o assunto, algumas vezes devolvendo as perguntas para as crianças responderem. Nesta troca, as respostas iam surgindo, deixando as crianças fascinadas.
Em sala de aula, as perguntas foram retomadas e as crianças realizaram registros e expressaram verbalmente, de maneira coletiva, tudo que havia sido compartilhado naquela tarde com o Padre Edson. Foi um momento muito significativo e esclarecedor, que com certeza não será esquecido por ninguém. Futuramente, as crianças estão programando enviar suas perguntas ao Papa Francisco, para o Vaticano.