Educação Infantil
Educação Infantil
A Educação Infantil – tem por objetivo desenvolver as potencialidades integrais do aluno,
- considerando os aspectos sociais, psicomotores, afetivos e cognitivos;
- oportunizando o processo de construção do EU, buscando um espaço que favoreça a prática das relações interpessoais;
- viabilizando a análise crítica e a reconstrução dos valores morais e sociais vigentes, baseados nos princípios cristãos.
A proposta pedagógica da Educação Infantil busca garantir à criança “o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças”.
Ao concretizar a proposta pedagógica, consideramos a criança como centro do planejamento curricular, como alguém, que através das interações, relações e práticas cotidianas vivenciadas, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói significados sobre a natureza e a sociedade na qual está inserida.
Acreditamos que brincar e “fazer de conta” são atividades fundamentais para as crianças, pois enquanto brincam, desenvolvem suas condições físicas e psicológicas, aprendendo sobre o espaço físico, social e de relações em que vivem. Acreditamos, também, que não é suficiente o brincar, para aprender, pois há aprendizagens que só se efetivam através de situações intencionais propostas (atividades), para as quais as crianças precisam ser encorajadas, orientadas e desafiadas, pelos adultos (educadores) envolvidos com a sua formação.
Sendo assim, o currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral das crianças.
Coordenadora Pedagógica – Nathalia Caggiano