fbpx

Extracurricular

SOBRE AS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

“Em EDUCAÇÃO, qualquer atividade que não seja de alta qualidade representa uma oportunidade perdida de oferecer às crianças um bom começo para o resto de sua vida”.   (Formozinho, J. Oliveira.Lisboa,1993)

 

As Atividades Extracurricular, oferecidas aos educandos da Educação Infantil  ao 5º ano do Ensino Fundamental,  iniciadas no Colégio Stella Maris em 2012, tem o  objetivo de atender às solicitações das famílias que demonstram necessidade e interesse em deixar as crianças nos dois turnos na escola. Com as Atividades Extracurricular, no turno inverso, os pais dos alunos do turno da tarde tem a possibilidade de utilizarem a Escola também no turno da manhã, deixando os filhos num ambiente seguro e acolhedor, com o qual as crianças já estão familiarizadas e com uma proposta pedagógica fundamentada nas características das faixas etárias,  pensada para promover o desenvolvimento integral e harmonioso, trabalhando de forma integrada as áreas do conhecimento cognitiva (pensar), socioafetiva  (sentir) e psicomotora (agir).

Acreditamos que brincar e “fazer de conta” são atividades fundamentais para as crianças, pois enquanto brincam, desenvolvem suas condições físicas e psicológicas, aprendendo sobre o espaço físico, social e de relações em que vivem. Acreditamos, também, que não é suficiente o brincar, para aprender, pois há aprendizagens que só se efetivam através de situações intencionais propostas (atividades), para as quais as crianças precisam ser encorajadas, orientadas  e desafiadas, pelos adultos (educadores) envolvidos com a sua formação.

Objetivos das ATIVIDADES EXTRACURRICULAR

Proporcionar às crianças, nos anos iniciais de seu desenvolvimento, condições de CUIDADO e APRENDIZAGEM, em um ambiente organizado, diferenciado e estimulante, que as favoreça, promovendo:

– o desenvolvimento harmonioso e  integral;
– a satisfação de necessidades, interesses e curiosidades;
– a valorização das relações pessoais, pela convivência, partilha e respeito às diferenças;
– a participação no processo de aprendizagem;
– experiências significativas de construção e de ampliação de conhecimentos;
– a vivência de atitudes e hábitos saudáveis de vida;
– o acompanhamento pedagógico, durante a realização das atividades escolares.

ATIVIDADES E OFICINAS  OFERECIDAS

ATIVIDADES RECREATIVAS OU LÚDICAS: pracinha, parquinho, brinquedoteca, sessões de vídeo.
MUSICALIZAÇÃO: de fundamental importância, pois trabalha memória, ritmo, espaço e tempo.
MOVIMENTO (expressão corporal): ginástica, dança, teatro, jogos e brincadeiras.
PSICOMOTRICIDADE E ARTES MANUAIS (expressão artística): modelagem, dobradura, recorte e colagem, pintura, construção com sucata.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS OU HORA DO CONTO: linguagem oral – fala, leitura, compreensão da leitura, raciocínio lógico, resolução de problemas.
INFORMÁTICA: desenvolver habilidades com o mouse e o teclado, usando os comandos.
LÍNGUA INGLESA: uso da língua como veículo de comunicação no ambiente escolar e uso do corpo para expressar e comunicar sentimentos e emoções, vivenciando a Língua Inglesa.
CULINÁRIA: saúde física e mental, alimentação saudável, higiene e boas maneiras.

* Organização em DOIS GRUPOS:

Grupo A: alunos da Educação Infantil – MATERNAL, N1, N2, N3 e 1º ano do Ensino Fundamental
Grupo B: alunos do 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

2018 – ATIVIDADES EXTRACURRICULARES – MANHÃ

Grupo A:          Educação Infantil     e    (MATERNAL) N1, N2 e N3   e 1º ano do Ensino Fundamental

Grupo B:           2º, 3º, 4º e 5º ano    do Ensino Fundamental

Horário: 7h 30min às 13h 10min

Oficinas especializadas:

  • Laboratório de informática;
  • Educação Física;
  • Contação de Histórias;
  • Inglês;
  • Culinária;
  • Iniciação Cientifica;
  • Almoço;
Menu