“Em EDUCAÇÃO, qualquer atividade que não seja de alta qualidade representa uma oportunidade perdida de oferecer às crianças um bom começo para o resto de sua vida”. (Formozinho, J. Oliveira.Lisboa,1993)
As Atividades Extracurricular, oferecidas aos educandos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, iniciadas no Colégio Stella Maris em 2012, tem o objetivo de atender às solicitações das famílias que demonstram necessidade e interesse em deixar as crianças nos dois turnos na escola. Com as Atividades Extracurricular, no turno inverso, os pais dos alunos do turno da tarde tem a possibilidade de utilizarem a Escola também no turno da manhã, deixando os filhos num ambiente seguro e acolhedor, com o qual as crianças já estão familiarizadas e com uma proposta pedagógica fundamentada nas características das faixas etárias, pensada para promover o desenvolvimento integral e harmonioso, trabalhando de forma integrada as áreas do conhecimento cognitiva (pensar), socioafetiva (sentir) e psicomotora (agir).
Acreditamos que brincar e “fazer de conta” são atividades fundamentais para as crianças, pois enquanto brincam, desenvolvem suas condições físicas e psicológicas, aprendendo sobre o espaço físico, social e de relações em que vivem. Acreditamos, também, que não é suficiente o brincar, para aprender, pois há aprendizagens que só se efetivam através de situações intencionais propostas (atividades), para as quais as crianças precisam ser encorajadas, orientadas e desafiadas, pelos adultos (educadores) envolvidos com a sua formação.
Objetivos das ATIVIDADES EXTRACURRICULAR
Proporcionar às crianças, nos anos iniciais de seu desenvolvimento, condições de CUIDADO e APRENDIZAGEM, em um ambiente organizado, diferenciado e estimulante, que as favoreça, promovendo:
– o desenvolvimento harmonioso e integral;
– a satisfação de necessidades, interesses e curiosidades;
– a valorização das relações pessoais, pela convivência, partilha e respeito às diferenças;
– a participação no processo de aprendizagem;
– experiências significativas de construção e de ampliação de conhecimentos;
– a vivência de atitudes e hábitos saudáveis de vida;
– o acompanhamento pedagógico, durante a realização das atividades escolares.
ATIVIDADES E OFICINAS OFERECIDAS
ATIVIDADES RECREATIVAS OU LÚDICAS: pracinha, parquinho, brinquedoteca, sessões de vídeo.
MUSICALIZAÇÃO: de fundamental importância, pois trabalha memória, ritmo, espaço e tempo.
MOVIMENTO (expressão corporal): ginástica, dança, teatro, jogos e brincadeiras.
PSICOMOTRICIDADE E ARTES MANUAIS (expressão artística): modelagem, dobradura, recorte e colagem, pintura, construção com sucata.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS OU HORA DO CONTO: linguagem oral – fala, leitura, compreensão da leitura, raciocínio lógico, resolução de problemas.
INFORMÁTICA: desenvolver habilidades com o mouse e o teclado, usando os comandos.
LÍNGUA INGLESA: uso da língua como veículo de comunicação no ambiente escolar e uso do corpo para expressar e comunicar sentimentos e emoções, vivenciando a Língua Inglesa.
CULINÁRIA: saúde física e mental, alimentação saudável, higiene e boas maneiras.
* Organização em DOIS GRUPOS:
Grupo A: alunos da Educação Infantil – MATERNAL, N1, N2, N3 e 1º ano do Ensino Fundamental
Grupo B: alunos do 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
2018 – ATIVIDADES EXTRACURRICULARES – MANHÃ
Grupo A: Educação Infantil e (MATERNAL) N1, N2 e N3 e 1º ano do Ensino Fundamental
Grupo B: 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
Horário: 7h 30min às 13h 10min
Oficinas especializadas:
- Laboratório de informática;
- Educação Física;
- Contação de Histórias;
- Inglês;
- Culinária;
- Iniciação Cientifica;
- Almoço;