fbpx

Extracurricular

SOBRE AS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

“Em EDUCAÇÃO, qualquer atividade que não seja de alta qualidade representa uma oportunidade perdida de oferecer às crianças um bom começo para o resto de sua vida”.   (Formozinho, J. Oliveira.Lisboa,1993)

A Atividade Extracurricular, iniciada no Colégio Stella Maris em 2012, visa atender as solicitações das famílias que demonstram necessidade e interesse em deixar as crianças nos dois turnos na escola. Com a Atividade Extracurricular, os pais dos alunos do turno da tarde tem a possibilidade de utilizarem a escola também no turno da manhã, deixando os filhos num ambiente seguro e acolhedor, com o qual as crianças já estão familiarizadas e com uma proposta pedagógica fundamentada nas características das faixas etárias, pensando em promover  o desenvolvimento integral e harmonioso, trabalhando de forma integrada as áreas do conhecimento cognitiva(pensar), sócio afetiva(sentir) e psicomotora(agir) .

Acreditamos que brincar e “fazer de conta” são atividades fundamentais para as crianças, pois enquanto brincam, desenvolvem suas condições físicas e psicológicas, aprendendo sobre o espaço físico, social e de relações em que vivem. Acreditamos também, que não é o suficiente o brincar, para aprender, pois há aprendizagens que só se efetivam através de situações intencionais propostas9atividades), para as quais as crianças precisam ser encorajadas, orientadas e desafiadas, pelos adultos, (educadores) envolvidos com a sua formação.

Objetivos da Atividade Extracurricular

Proporcionar ás crianças, nos anos iniciais de seu desenvolvimento, condições de cuidado e aprendizagem, em um ambiente organizado, diferenciado e estimulante, que ofereça, promovendo:

*Desenvolvimento harmonioso e integral;
*Satisfação de necessidades, interesses e curiosidades;
*Valorização das relações pessoais, pela convivência, partilha e respeito as diferenças;
*Participação no processo de aprendizagem;
*Experiências significativas de construção e de ampliação de conhecimentos;
*Vivência de atitudes e hábitos saudáveis de vida;
*Acompanhamento pedagógico, durante a realização das atividades escolares (temas);

Atividades e Oficinas oferecidas

Atividades recreativas ou lúdicas: pracinha, parquinho, sala de jogos, sessões de vídeo, área verde.
Música: Memória, ritmo(dança), espaço, tempo e contato com instrumentos musicais.
Educação física:  lateralidade, agilidade, orientação espacial, equilíbrio, força, coordenação motora, jogos cooperativos, brincadeiras, atividades esportivas e circuito de habilidades.
Língua Inglesa: uso da língua como veículo de comunicação no ambiente escolar, uso do corpo para expressar e comunicar sentimentos e emoções, vivenciando a Língua Inglesa.
Informática: desenvolver habilidades com o mouse e o teclado, usando os comandos, uso das ferramentas básicas para pesquisa e realização de atividades.
Culinária: Saúde física e mental, tipos de alimentação, hábitos saudáveis, higiene, boas maneiras, organização e cooperação.
Hora do conto (Biblioteca):  linguagem oral-fala, leitura, compreensão da leitura, raciocínio lógico, resolução de problemas e imaginação.
Artes manuais: Modelagem, dobradura, recorte e colagem, pintura, construção com sucata.

Público alvo: Educação Infantil ao 5ºano

Horário: Das 7h30 às 13h10min.

O turno inicia às 7h30min, mas a família pode trazer o aluno no horário que ficar melhor, de acordo com a sua rotina. Uns chegam as 7h30, outros 8h, 9h…

As 13h10min os alunos são acompanhados até as suas respectivas turmas da tarde.

Público alvo: Educação Infantil ao 5ºano.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

2018 – ATIVIDADES EXTRACURRICULARES – MANHÃ

Grupo A:          Educação Infantil     e    (MATERNAL) N1, N2 e N3   e 1º ano do Ensino Fundamental

Grupo B:           2º, 3º, 4º e 5º ano    do Ensino Fundamental

Horário: 7h 30min às 13h 10min

Oficinas especializadas:

  • Laboratório de informática;
  • Educação Física;
  • Contação de Histórias;
  • Inglês;
  • Culinária;
  • Iniciação Cientifica;
  • Almoço;
Menu