Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental tem por objetivos:
- cultivar a vivência dos valores cristãos;
- promover a construção do conhecimento de forma sistematizada e significativa;
- estimular o educando a posicionar-se de maneira crítica e atuante na sociedade, desenvolvendo assim sua cidadania;
- integrar, de forma coerente, a teoria e a prática, valorizando a experiência cultural e as formas de expressão;
- considerar e utilizar os avanços tecnológicos como instrumentos na busca do conhecimento em prol do bem comum;
- desenvolver a autonomia e a criatividade.
A proposta curricular busca uma metodologia que favoreça o modo como o processo será conduzido, em toda a sua extensão e globalidade, para atingir aos fins propostos.
Para tanto, ao assumir o currículo o Colégio emprega metodologia que:
- tenha como centro do processo educativo a pessoa humana, o Educando como sujeito do processo ensino aprendizagem e o Educador como facilitador do processo de apropriação e construção do conhecimento;
- respeite a individualidade e o ritmo de crescimento de cada um, atendendo as diferenças individuais;
- oportunize situações concretas para o desenvolvimento integral da pessoa humana, desenvolvendo sua capacidade de pensar, criar, produzir, criticar, fazer história e ser sujeito;
- considere a afetividade como elemento integrante nas relações interpessoais.
Acreditamos que a proposta pedagógica somente se concretiza quando as experiências escolares oportunizadas aos educandos evidenciam situações de aprendizagem em que o conhecimento é desenvolvido no contexto social no qual estão inseridos, relacionando-se às aprendizagens anteriores acumuladas.
Sendo assim, o Colégio assegura o entendimento de currículo “como experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos educandos”.
Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano:
Coordenadora Pedagógica – Nathalia Coelho Caggiano