As turmas do 2º ano produzem textualmente, através de CORRESPONDÊNCIA – bilhete, cartão postal e carta

A Proposta Pedagógica do Colégio prevê, de forma gradativa, a ampliação da capacidade de criação, através das produções textuais. Os educandos das turmas do 2º ano, envolvidos com o tema CORRESPONDÊNCIA, estão escrevendo bilhetes, cartões postais e cartas, aprimorando a habilidade da escrita com significado, empregando frases completas.

Nos dias atuais, não é habitual o uso destes meios de comunicação, porém o correio ainda é bastante utilizado para muitas outras coisas, como envio de documentos, de avisos e entrega de algumas mercadorias. Com o propósito de favorecer esta habilidade de escrita, cada uma das professoras do 2º ano, Amanda, Daiana, Luciana e Gabrielle, escreveram uma carta carinhosa para sua turma, desejando aos seus alunos um ótimo recesso escolar. Estas cartas foram postadas na Agência do Correio de Viamão e na semana que antecedeu ao recesso escolar, o carteiro, senhor Júlio, responsável pelas entregas na escola, visitou as salas de aula, entregando pessoalmente a correspondência para as crianças, que demonstraram surpresa e contentamento. Desta forma, compreenderam  o processo, desde a escrita da carta e o preenchimento do envelope, até o recebimento através do carteiro, vivenciando a experiência de escrever  e receber  correspondência, aprendendo que uma carta, tanto pode transmitir informações como sentimentos.

As crianças demonstraram curiosidade pelo conteúdo da carta recebida, ao mesmo tempo em que  sentiram-se valorizadas e expressaram alegria,  pela mensagem de carinho recebida das suas professoras.

Caça ao tesouro no Nível B
Usando os verbos “can” (poder) e “can’t” (não poder).