Despertando o “espírito olímpico” em nossos educandos, estimulando-os a “torcerem” pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016.

As Olímpiadas se aproximam e o Colégio, com o propósito de despertar o interesse dos educandos para esse evento promoveu oficinas, no sábado, dia  09 de julho,   incentivando-os a acompanharem os jogos, conhecerem novos esportes e torcerem por nossas seleções.

A professora de Educação Física, Vanise, planejou e orientou as  atividades desta manhã, acompanhada pelos professores das turmas do 1º ao 5º do Ensino Fundamental, que também realizaram as oficinas.

As atividades físicas desenvolveram-se através de duas oficinas, conduzidas pelos professores Carlos, Josilaine e Aline. Os alunos do 1º e 2º ano participaram de atividades sobre as Olimpíadas,  conhecendo e vivenciando atletismo, tênis, badminton e golfe, enquanto que os alunos do 3º, 4º e 5º ano conheceram os esportes Paralímpicos, vivenciando o voleibol sentado e atividades sensoriais, com os olhos vendados.

Na oficina “Atividades de Sala”, as crianças foram estimuladas a expressarem seus conhecimentos sobre a temática das olimpíadas: funcionamento do evento, esportes envolvidos, mascotes e seus significados, confeccionando um livrinho, explorando  a oralidade, a leitura, a escrita e a motricidade fina, através de atividades como caça palavras, jogo dos sete erros e labirinto, dentre outras.

As crianças vivenciaram momentos de aprendizagem significativa, de forma divertida.

Na Oficina de Artes, os alunos foram recepcionados pelos  mascotes das Olimpíadas  e das Paralimpíadas do Rio 2016,  Tom e Vinícius, sendo instigados a exporem os conhecimentos que já possuíam sobre as olimpíadas. Os educadores explicaram a escolha dos nomes dos mascotes, que homenageiam os músicos, Vinicius de Moraes e Tom Jobim e falaram sobre os arcos, que representam os cinco continentes do planeta. Após essa conversa, os alunos foram convidados a construir as suas medalhas, utilizando materiais diversos e também a colorir os fantoches dos mascotes Tom e Vinicius.

 Todos os alunos demonstraram muita empolgação e criatividade na realização das atividades propostas.

Os professores Norberto e Jéssica, planejaram e desenvolveram acompanhados pelas professoras Gabrielle e Lúcia Helena, Oficina de Música e Inglês, tendo como eixo motivacional a mistura dos idiomas português/inglês, com ritmos, melodias e efeitos sonoros.

Cada grupo de alunos foi desafiado a compor, criando  letra e melodia que falasse nas olimpíadas, apresentando alguma modalidade de esporte, tendo como regra que a modalidade esportiva escolhida teria que ser escrita e cantada em inglês. As letras foram bem estruturadas, com rimas construídas, melodias inéditas e criatividade rítmica. Também foi feita uma paródia que respeitou toda a estrutura da música original, tanto em versos como em linhas melódicas.

As composições  gravadas em áudio e apresentadas a todos os educandos, no final da manhã foram sucesso, mostrando que nossos alunos são criativos, unidos e dispostos a encarar desafios.

Na oficina de informática, para educandos do 3º, 4º e 5º ano, no Laboratório de Informática, foi proposto que respondessem um Quiz, questionário referente as olimpíadas, pesquisando as informações necessárias, através da internet. Após esta atividade inicial, os educandos tiveram a oportunidade de explorar variados jogos olímpicos virtuais, visitando sites selecionados e indicados pelas professoras.

Esperamos, através destas atividades, despertar o “espírito olímpico” em nossos educandos, estimulando-os a “torcerem” pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016.

                                            Rosaura Christmann – Coordenadora Pedagógica

Inglês – Partes do Rosto
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA