EDUCAÇÃO INFANTIL – AVALIAÇÃO 1º SEMESTRE 2020

Prezadas famílias!

A avaliação da aprendizagem do Colégio Stella Maris, toma por objetivo formar um estudante, que desenvolva como competência geral a capacidade de:

Investigar o mundo com olhar sensível, pensamento reflexivo, humanizador, intelectualizado e com capacidade de discernimento ético para estranhar e desnaturalizar os acontecimentos. Compreender como se aprende para ler o mundo por meio da interpretação dos diferentes conhecimentos matemáticos, das linguagens, das humanidades e das ciências naturais, para transformar as relações desiguais e injustas com autoria de pensamento. Criar e recriar, conquistando espaços e sentindo-se parte significativa dos tempos, vivendo de forma saudável, responsável, e com alteridade, na dimensão espiritual e cultural. (BASE COMUM CURRICULAR REDE ICM, 2018, p. 29).

Focado neste objetivo e considerando o contexto atual de Educação, da excepcionalidade que estamos vivenciando no ano letivo de 2020, organizaremos o fechamento do 1º Semestre com base nas atividades remotas propostas, objetivando dar seguimento às atividades letivas, considerando as indefinições que permeiam a retomada das aulas presenciais, ainda sem data definida.

Neste cenário de ensino remoto, entendemos ser necessário rever os critérios e os instrumentos de avaliação, propostos para o ano letivo de 2020, de acordo com nosso Regimento. Assim, para o processo avaliativo do 1º Semestre da Educação Infantil, estamos considerando a trajetória de cada aluno, pautada pelo acompanhamento e participação nas diferentes atividades propostas. Neste percurso de atividades não presenciais, considerando as condições de acesso e participação de cada um dos nossos alunos, foram realizadas diversas atividades lúdicas (brincadeiras coletivas nos encontros online, atividades com a família, conversa com as crianças, Festa das Cores, Festa Junina, entre outras), as quais nos possibilitaram avaliar, parcialmente, o percurso do aluno, forma individual e coletiva.

Preocupados com o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem essenciais dos Campos de Experiência, para cada nível, salientamos que já estamos estruturando um plano de adaptação e sondagem, com o objetivo de realizar uma avaliação diagnóstica da aprendizagem de cada estudante, que tenha início agora e se entenda também na retomada das atividades presenciais.
Portando para a Ed. Infantil, realizaremos a entrega de pareceres descritivos individuais, como forma de devolutiva do trabalho realizado pela escola e, também, pontuando a forma de participação dos alunos. Esse parecer será escrito, sempre considerando as várias realidades nas quais se encontram os alunos e suas famílias nesse momento atípico que estamos todos vivenciando.

Os pareceres serão publicados no Classroom, enviados individualmente aos alunos, através do e-mail, até 24/07/2020. As dúvidas ou contribuições relacionadas ao processo avaliativo do 1º Semestre deverão ser encaminhadas para a Coordenação Pedagógica, através do e-mail: nathalia@colegiostellamaris.com.br

É importante salientar que as dúvidas devem ser encaminhadas somente para este e-mail e não para outros canais de comunicação do Colégio, a fim de que fiquem registradas e que todos tenham o devido retorno.

Recesso Escolar de Inverno
Conforme previsto no Calendário Letivo de 2020, no período de 27 à 31/07/2020, realizaremos o nosso recesso escolar de inverno. Portanto, neste período não haverá programação de aulas e atividades. Aproveitem este período de descanso como momento de renovação. Retornamos às atividades no dia 03/08/2020, por enquanto, no mesmo formato remoto.

Certos de sua compreensão, permanecemos à disposição!
Coordenação Pedagógica

1º ao 3º ANO – ANOS INICIAIS – AVALIAÇÃO – 1º TRIMESTRE 2020
CORPUS CHRISTI