MEMÓRIA PEDAGÓGICA da Educação Infantil – 2016

Foi com muita alegria que recebemos os pais, familiares e amigos, juntamente com os alunos, professores e demais profissionais da Escola,  na manhã deste sábado, 03 de dezembro, quando os professores e demais profissionais envolvidos com a Educação Infantil apresentam a 4ª MEMÓRIA PEDAGÓGICA.

Denominamos MEMÓRIA PEDAGÓGICA da EDUCAÇÃO INFANTIL todas as atividades desenvolvidas e todo o material produzido pelas turmas, no dia a dia, sendo eles livros, maquetes, fotos, textos e  construções, dentre outros, que mostram um pouco dos Projetos desenvolvidos com as turmas de MATERNAL, NÍVEL A e NÍVEL B.

Considerando a faixa etária, o ritmo e principalmente o interesse de cada turma do Maternal e dos Níveis A e B, os professores buscam, juntamente com as crianças, de forma lúdica, explorar os aspectos afetivo, cognitivo e motor.

Nossa intenção  é apresentar como se desenvolvem as atividades na Educação Infantil, de acordo com a nossa Proposta Pedagógica, diferenciando o trabalho realizado no Maternal e nos Níveis A e B, apresentando as metodologias empregadas ao longo do ano letivo, partilhando com a comunidade escolar as conquistas realizadas pelas crianças e mostrando as habilidades que estão sendo adquiridas.

Às crianças, nossos queridos alunos, nosso reconhecimento pela alegria, espontaneidade e entusiasmo demonstrados durante a realização de todas as propostas de trabalho.  Estão de parabéns pelo comprometimento, pela responsabilidade e pela demonstração do quanto podem avançar quando são estimulas e desafiadas.

Como Coordenadora Pedagógica que acompanha o trabalho desenvolvido, aproveito para destacar o comprometimento, a criatividade e também o entusiasmo demonstrado pelas professoras Grace, Ana Paula e Kenia, Cristina e Kelly,  parabenizando-as  pela qualidade do trabalho que apresentamos nesta manhã.  Nosso reconhecimento também à auxiliar Lélis Marina e à Aline – monitora  no turno da manhã – Atividades Extracurriculares e também integrante da equipe disciplinar no turno da tarde,  que com dedicação e afetividade desempenham a função de apoio,  contribuindo favoravelmente para o sucesso do trabalho desenvolvido.

A apresentação foi organizada em dois momentos:

No 1º momento  apresentamos uma Mostra das atividades desenvolvidas com os professores dos componentes curriculares especializados: Educação Física – Professora Vanise, Inglês – Professora Jéssica, Música –Professor Norberto e Professora Carla, responsável pelas aulas de Iniciação Científica, envolvendo as habilidades desenvolvidas por estes componentes. Chamamos a atenção para o fato de que não preparamos atividades, em especial, para esta manhã, assim como não realizamos ensaios, com o propósito de mostrar como as atividades acontecem no dia a dia da Educação Infantil.  Lembramos então, que o erro faz parte de todo o processo de aprendizagem, assim como a timidez e o nervosismo podem se fazer presentes neste momento.

No 2º momento, após as apresentações no palco, convidamos a todos para a exposição dos trabalhos que foram realizados  no transcorrer dos Projetos desenvolvidos, através dos quais é possível observar a evolução das crianças, assim como o  empenho e a criatividade de cada uma.

Apresentações das turmas, no palco:

1ª apresentação:  MATERNAL  – Turma da Professora Grace

As aulas de Educação Física têm como objetivo desenvolver os movimentos de coordenação geral, equilíbrio, expressão corporal e a socialização, de forma lúdica. No 1º semestre, através dos movimentos naturais: correr, saltar, arrastar e rolar, o CORPO é trabalhado,  invidualmente, desenvolvendo as habilidades da coordenação motora, a flexibilidade e o equilíbrio. No 2º semestre são realizadas atividades, em grupos e com regras, enfatizando a SOCIALIZAÇÃO.

Proposta de Atividade – Primeiramente  apresentaremos um Circuito Motor, através do qual demonstraremos parte das habilidades motoras trabalhadas. Prosseguindo, as crianças participarão do Futebol de Lenço, trabalhando a cooperação e o espírito de equipe.

A apresentação que vamos assistir é uma demonstração das habilidades trabalhadas em Ed. Física, com a Professora Vanise.

2ª apresentação: NA  – Turma das Professoras Ana Paula e Kenia

O enfoque dado às aulas de Música, especialmente neste segundo semestre, está relacionado diretamente à importância e à contribuição da Música para o desenvolvimento da habilidade de audição: saber ouvir e se ouvir.  Sendo assim, nossas crianças foram convidadas, de várias formas, a ouvirem diferentes formas de interpretação, cantada, falada, com intensidade forte e fraca. Após as audições foram instigadas a interpretarem e logo após, a ouvirem suas interpretações. O resultado foi a gravação de oito faixas de áudio com canções populares infantis,  com a participação de todas as crianças cantando e após a análise das interpretações.

Proposta de Atividade  – O Professor Norberto e nossas crianças apresentam agora duas dessas músicas gravadas, com a intensão de lhes mostrar a alegria, a diversão e o desejo, de todo o grupo, em participar das atividades musicais. Primeira  música – Cobra e a segunda música – O pescoço da girafa.

3ª apresentação: NB1 – Turma da Professora Kelly

O Projeto de Iniciação Científica, integrante da Proposta Pedagógica do Colégio, tem como principal objetivo despertar para o conhecimento científico, através de vivências, desenvolvendo a capacidade e a sensibilidade para a observação, a criatividade, a interatividade e o levantamento e a testagem de hipóteses.

Proposta de Atividade  – Tendo como referência o livro “Olhos para ver o que Deus faz”, a Professora Carla irá nos apresentar uma pequena demonstração da metodologia empregada para desenvolver o assunto “microrganismos e o uso do microscópio”, favorecendo a aquisição de conhecimentos, através das vivências nas aulas de Ciências, realizadas no laboratório do colégio.

4ª apresentação: NB2 – Turma da Professora Cristina

A Língua Inglesa tem como objetivo principal, na Educação Infantil,   estimular a aprendizagem de uma nova língua de forma dinâmica, descontraída e prazerosa, através de músicas, vídeos, jogos e brincadeiras,  favorecendo o aprender, brincando.

Proposta de Atividade  – Durante este ano, a Professora Jéssica desenvolveu os conteúdos de Língua Inglesa, sempre acompanhados por alguma canção. A turma de alunos do Nível B2 apresentará agora uma música,  referindo os meios de transporte estudados (carro, barco, trem e avião), através de gestos, demonstrando como se desenvolve o aprendizado em sala de aula.

Finalizamos, agradecendo às famílias pela confiança em nosso trabalho, pela parceria com que estão assumindo o processo pedagógico, através das propostas que são encaminhadas para casa, participando com as crianças, no decorrer do ano letivo.

Rosaura Christmann – Coordenadora Pedagógica

 

Homenagem aos alunos do 3ºano do Ensino Médio realizada pela Orientação Educacional e Pastoral Escolar
Dia de Ação de Graças