Os alunos da turma 31 realizaram as atividades sobre as ideias da multiplicação, envolvendo, dentre outras questões, a combinatória, propostas no livro de matemática, desenvolvendo e testando hipóteses. Para incentivá-los ainda mais, e aprofundar importantes habilidades, a professora Gabrielle propiciou vivências riquíssimas, de análise, manuseio, observação, classificação e seriação de Jogos Estruturados. São jogos matemáticos, que visam a atenção e desenvolvimento do raciocínio lógico. O primeiro, foi o jogo das casinhas, com 18 peças (3 atributos: tamanho, cor do telhado e cor da casa). Depois, o jogo das tartarugas, com 12 peças (3 atributos: cor do corpo, cor do casco, com língua/sem língua). Por último, o jogo das garrafas (3 atributos: cor da garrafa, cor do rótulo, cor da tampa).
Após as vivências, as crianças registraram cada jogo em seu caderno, e perceberam que há muitas possibilidades de organizar as peças, levando em conta todos os atributos (palavra nova para a turma).
O passo seguinte foi descobrir a estrutura de cada jogo, com as operações de multiplicação.