A ideia de realizar esta atividade surgiu depois de termos assistido ao filme Divertidamente, proposta no livro Pensar. Enquanto realizávamos os registros no livro, que dava enfoque às diferentes opiniões por meio de registros em caligramas, a professora Gabrielle ia ouvindo comentários e relatos de vivências riquíssimas acerca do assunto.
Então, propôs a turma, que cada um pudesse escrever, contando em detalhes, o que lhe causava medo, tristeza, alegria, nojo e raiva.
Para estimular ainda mais as crianças, foram tiradas fotografias com pose estratégica, para impressão e colagem em folha A3. A professora imprimiu os personagens que representavam os sentimentos trabalhados, para que fossem colados no trabalho de cada um.
Os registros ficaram incríveis e emocionantes! Algumas crianças quiseram compartilhar com a turma, apresentando o seu trabalho.
Com isso, pudemos explorar a questão da diversidade, analisando como nossos medos, nojos, alegrias, tristezas e raiva são diferentes, o que causa determinado sentimento para alguns, não causa para outros, e assim por diante. E que o mais importante é sabermos respeitar…