Átomo é o nome dado a tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa, ou seja, que forma a matéria. Elementos químicos, moléculas, substâncias e materiais orgânicos ou inorgânicos são formados por átomos.
Em sua constituição, o átomo apresenta partículas (prótons, nêutrons e elétrons), não sendo a menor parte da matéria. Todavia, sua visualização não é possível a olho nu.
Esse conteúdo é aprofundado no 9º ano e em função do Novo Ensino Médio, o conteúdo “modelos atômicos” reaparece na grade curricular.
Então, como uma forma de revisar os conceitos adquiridos no ano anterior e ampliar os mesmos, os alunos da 1ª série do Ensino Médio foram desafiados a representar fisicamente estes modelos a partir de materiais comestíveis, pensando no meio ambiente.
Em grupos, de acordo com os modelos atômicos, os alunos apresentaram suas reproduções atômicas para a turma e para uma banca, composta por um professor, um membro da equipe da gestão educacional e um membro do serviço geral. Essa banca avaliou os trabalhos qualitativamente com itens como: criatividade, objetividade, organização do grupo etc.
O objetivo desse trabalho foi oportunizar aos alunos uma revisão de conteúdos de uma forma diferenciada, favorecendo o trabalho em grupo, a colaboração, cooperação e vivências, tão importantes nesse momento pós pandêmico em que vivemos. Além, é claro de permitir em sala de aula um espaço de descontração, e aprendizado. Foi um momento prazeroso entre todos os participantes.
Os modelos reproduzidos fisicamente foram:
Concepção de matéria de Aristóteles e Empédocles
Concepção atomística de Leucipo e Demócrito
Modelo atômico de Jhon Dalton
Modelo atômico de Jhon Thomson
Modelo atômico de Rutherford
Modelo atômico de Niels Bohr
Modelo atômico de Sommerfield que faz partes da concepção atômica atual junto a demais cientistas.
Confira as imagens:
Turma 101
Turma 102