A avaliação é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e é realizada durante o processo de construção e de reconstrução do conhecimento. A avaliação oferece diferentes percepções: ao aluno, permite perceber como o seu aprendizado acontece; ao professor, atesta a efetividade de suas estratégias pedagógicas e sinaliza mudanças e intervenções necessárias para auxiliar o aluno no seu percurso de aprendizagem, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Os processos avaliativos acompanham o desenvolvimento das competências, das habilidades e dos valores, de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas pelo professor em seu planejamento de ensino. Esses processos compreendem as seguintes dimensões da avaliação:
I. Diagnóstica, mediadora, inclusiva e reguladora – É a avaliação do que já foi aprendido, visando ao reconhecimento dos caminhos percorridos e à identificação daqueles a serem redimensionados no processo de construção de conhecimentos e de saberes e na dinamização de níveis mais complexos de conhecimento.
II. Contínua e processual, formativa e integradora – Busca privilegiar as potencialidades, as habilidades, as competências e o crescimento para a autonomia e a cidadania, efetivados por meio de atividades formais e informais, realizadas em sala ou extraclasse para orientar o professor e o aluno sobre estratégias a serem adotadas para melhorar o desempenho acadêmico e facilitar o processo de aprendizagem de cada aluno. São utilizados instrumentos avaliativos de registro das mais diversas formas e possibilidades do aluno.
III. Atitudinal – Avalia-se a capacidade de resiliência, persistência, aplicação ao trabalho, foco, determinação, participação colaborativa em sala de aula, esclarecimento de dúvidas, regularidade na entrega de tarefas e de trabalhos, hábitos de estudo entre outras habilidades que agregam à prática pedagógica a dialogicidade como meio para o desenvolvimento do processo de aprendizagem e para a busca da construção de um sujeito interativo, ético, crítico e solidário.
A expressão dos resultados dá-se da seguinte forma:
Educação Infantil – por parecer descritivo, semestralmente.
Ensino Fundamental
- 1º ao 3º ano – por parecer descritivo, trimestral.
- 4º e 5º ano – por nota, trimestral, por Área de Conhecimento.
- 6º ao 9º ano – por nota, trimestral, por Componente Curricular.
Ensino Médio – por nota, trimestral, por componente curricular.