Sobre a Unidade de Educação
1918, onde tudo começou...
A história do Colégio Coração de Maria tem seu início em 1918, quando a Congregação recebe o pedido do Bispo diocesano, D. Atico Eusébio da Rocha, para fundar uma escola na cidade de Santa Maria, no Bairro Dores. A promessa de então foi concretizada 15 anos mais tarde, quando em 1933, no dia 20 de setembro chegaram as primeiras Irmãs: Madre Maria Francisca de Chantal, Superiora da Comunidade, Irmã Maria lsidora de São José, Professora, Irmã Maria Justina do Coração de Maria dos serviços gerais e a jovem Nair de Jesus. Apesar de o ano letivo estar quase findando, as atividades iniciaram com a abertura das matrículas, sendo recebidos 31 alunos, distribuídos para o 1º, 2º, 3º ano primário. As aulas funcionaram num antigo sobrado, quase em frente ao atual prédio da Escola.
Em março de 1935 foi inaugurado o prédio do Colégio, graças ao empenho de moradores da localidade. No ato de inauguração foi celebrada uma missa por D. Antônio Reis, Bispo da Diocese de Santa Maria, o qual deu também a bênção ao prédio. Começava a crescer a plantinha semeada em 1933.
Essa proposta educativa passou a ser divulgada e incentivada na maioria das escolas católicas. Era um período de muitas reflexões, mudanças e posturas novas que o Coração de Maria assumiu radicalmente. Começava-se a pensar numa nova caminhada pedagógico-evangelizadora, projetando a esperança de uma nova sociedade, na busca de um homem pleno, equilibrado e harmoniosamente identificado com Deus. Foi um período de muitas dificuldades e limitações. Uma historia profundamente significativa que trouxe muita doação, valores, vitórias e esperanças, assim como lutas, dúvidas, convicções e certezas, numa busca de ser coerente com a postura e o jeito de educar de nossa Fundadora, a Bem-aventurada Bárbara Maix, preconizado já há 170 anos.
Após 24 anos de atuação com o curso primário, em 1957 foram concluídas as outras alas do prédio hoje existente e iniciado neste ano, o Curso Ginasial. Ao término da primeira turma do Curso Ginasial, foi aberto o Curso Normal para a formação de professores, tendo formado, até a sua desativação, em 1974, 441 professoras. Em 1972, por força de Lei Federal, unificaram-se os Cursos Primário e Ginasial, originando o Curso de 1º Grau, hoje mantido como Ensino Fundamental e, nessa trajetória de buscas e conquistas, em 1999 abriu-se o Ensino Médio, recuperando a vocação de atender à educação de crianças e jovens, completando-se, assim,o ciclo da Educação Básica.
Em 1967 foi criada a Banda Escocesa, evento que trouxe à Escola e à cidade, títulos de tetra-campeã Estadual e Campeã Nacional de Bandas Femininas.
Historicamente, a educação vivenciada no Colégio Coração de Maria vem procurando responder à realidade, exercendo sua missão profética e evangelizadora. Na década de 1980 as Irmãs do Imaculado Coração de Maria assumem o compromisso explícito pela Educação Libertadora, com enfoque evangélico, defendendo e praticando uma educação voltada para a pessoa, entendendo o aluno como sujeito do processo educativo.
O Colégio Coração de Maria hoje...
Contamos com 80 educadores. Oferecemos da Educação Infantil ao Ensino Médio, promovendo o desenvolvimento integral do aluno.
Adaptando-nos à realidade buscamos oferecer a cada dia uma infraestrutura mais completa, totalmente pensada e planejada para atender cada etapa de ensino, os desafios do ENEM e dos vestibulares, além de todas as necessidades da comunidade escolar.