Convite: apresentação trabalhos Ciências Humanas e Matemática

Você já teve a impressão de que a sensação transmitida pelo noticiário não condiz com a verdade dos dados? Para o autor do “Novo Iluminismo”, Steven Pinker, muito embora todos esses males ainda existam, quando analisamos os números e comparamos com o passado, podemos concluir que o mundo tem melhorado consistentemente desde o advento do movimento iluminista no século XVIII.

A visão otimista de Pinker é uma questão de perspectiva. Taxas de violência, fome e pobreza nunca foram comparativamente tão baixas na história da humanidade. Em contraponto, índices como expectativa de vida, felicidade percebida e saúde em geral nunca foram tão altos.

Mesmo a alardeada questão do meio ambiente vem apresentando dados positivos de melhoria nas últimas décadas, embora certamente seja um problema alarmante.

Como isso foi possível? Graças a valorização da ciência, do racionalismo e do humanismo que marcou o movimento iluminista no século XVIII e que perdura até hoje. 

Ficou interessado nessas reflexões? Quer saber mais?

O Ensino Fundamental Anos Finais e o Ensino Médio do Colégio Coração de Maria convidam você e sua família para a apresentação dos trabalhos de iniciação científica das Ciências Humanas e Matemática – 2021, a ser realizado em 24 de abril, a partir das 8h, de maneira on-line. Acesse  https://bit.ly/3xe8toj, conheça os eixos temáticos e acompanhe as produções.

Os sentidos: M2A em uma deliciosa descoberta.
Páscoa no Coração: o encontro com o Ressuscitado