No intuito de incentivar a iniciação científica, a Área das Ciências Humanas convidou a Comunidade Educativa e Externa para a apreciação dos trabalhos do Projeto “Diversidade: voz e vez”, com o protagonismo dos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.
No primeiro trimestre foram as Áreas das Linguagens e Matemática que mobilizaram os estudantes a construir, questionar, criar hipóteses e propor intervenções, a partir de múltiplas problemáticas e temas. Nesse segundo trimestre, com o Projeto “Diversidade: voz e vez”, os professores optaram pela criação de um espaço que destacou as diferentes culturas, seus saberes e fazeres, seus aspectos socioeconômicos e políticos, por perceberem a sua importância na manutenção e reconhecimento do patrimônio socioambiental, cultural, arqueológico e paleontológico de um povo.
Como pano de fundo os estudantes, em grupos, se apropriaram de um país e entrelaçaram os saberes já adquiridos com os novos conhecimentos em vista da valorização da diversidade dos povos, bem como na recuperação e preservação de memórias e identidades.
“É encantador perceber a alegria e a propriedade em que os grupos estão apresentando os países”, destaca a senhora Elaine Catto, mãe de aluna Giovana do 9º ano do Ensino Fundamental.
Os trabalhos foram submetidos a avaliação por uma banca composta por professores da Área (História, Geografia, Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia). A conclusão do evento se deu com um desfile de trajes típicos dos mais de 80 países apresentados.
Texto: Camila Dalmolin Hoffmann – Coordenadora Pedagógica – Ens. Fundamental Anos Finais e Ens. Médio
Fotos: Glaucia Raquel Rossignolo – Vice-diretora