UMA VIAGEM NA LITERATURA – Trabalho da àrea das Linguagens Anos Finais, 2ª e 3ª série do EM

 

 

Protagonismo, sem dúvida, é algo que nossa BNCCICM ( Base Comum Curricular ICM) busca em seus alunos. O estudante está no centro do processo educativo. E o desenvolvimento das habilidades e competências que o tornem preparado para enfrentama  sociedade do conhecimento se dá de várias formas. 

 

O Trabalho de Área deste trimestre, teve como objetivo principal desenvolver as competências e habilidades voltadas à Área de Linguagens, além de aprimorar a  tolerância, melhorar a socialização , ajudar a superar a timidez, incentivar a leitura, a liderança e trabalhar a atenção.

Os alunos dos 6ºs anos intensificaram a leitura da obra “O Pequeno Príncipe”, já os alunos dos 7ºs, 8ºs e 9ºs escolheram os  livros e foram desafiados a apresentá-los de maneira criativa! 

O Ensino Médio – 2ºs e 3º ano fizeram releitura de contos!

 

Em grupos, após cada um ler o livro,  os estudantes debateram e discutiram com ideias e com falas de acordo com a percepção de cada adolescente. 

De maneira criativa e vivencial, no sábado, dia 16, os alunos apresentaram as obras escolhidas para o público que veio prestigiar os trabalhos. A escolha dos livros chamou a atenção. Tiveram obras clássicas, bucólicas como Alice no País das Maravilhas, Harry Potter, Amor Gelato entre outras e também obras históricas e que envolvem toda a estrutura psicossomática como Feliz Ano Novo, A Cartomante, Anne Frank.  Dentro da socialização dos livros teve também o debate de alguns temas muito atuais como a questão do gênero,  a questão dos direitos humanos, a questão da sexualidade, a questão da defesa do poder feminino entre outros. 

 

Quem prestigiou o evento teve a oportunidade de conhecer a capacidade cênica e de representação dos alunos, de fato eles se transformaram e colocaram o personagem enraizado em suas características. 

A proposta de movimento didático que foge da aula convencional, estimula os adolescentes no gosto pelo aprendizado.

Aprender a aprender na prática!

 

CUIDANDO DE QUEM CUIDA – Formação humana com os colaboradores
GEOMETRIA NO 4º ANO!