Lançamento da Revista Eletrônica

No dia 18 de outubro, aconteceu o lançamento da IX Revista Eletrônica Materilizando Conhecimentos, protagonizada pelos estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Como pesquisadores, em grupos ou individualmente, os estudantes se envolveram com empenho e criticidade, lendo, buscando novas fontes de conhecimento, discutindo, comparando, relacionando, analisando e descrevendo. Cada trabalho inspirou a novos olhares, descobertas, e proposições de possíveis mudanças, abrindo mentes e corações para aspectos significativos da realidade sociocultural em que estamos inseridos.

As temáticas escolhidas pelos alunos se relacionam com discussões de grande relevância para a sociedade brasileira, resgatando elementos históricos, políticos, econômicos e culturais que exercem grande influência na forma de ver, ser, viver e comunicar as relações. Os temas abordados foram:

  • A Hipersexualização da Mulher Negra: destacando as consequências do machismo colonialista e do racismo escravagista no processo de objetificação da mulher negra, processo este endossado pela mídia que causou grandes transformações em seus relacionamentos, incluindo a Solidão da mulher Negra e sua marginalização na sociedade.
  • A Sociedade Secreta do Retrocesso: a constante guerra à mentira presente na atual sociedade informacional trata sobre as fake News e sua influência na sociedade, nos campos
    político, social e econômico.
  • Personagens Femininas da Literatura e seus Impactos nas Gerações, o artigo discute e analisa os impactos das personagens femininas no contexto social.
  • Sistema Penitenciário Brasileiro, o artigo analisa sua fragilidade em comportar e reintegrar as mulheres detentas e compara o atendimento entre presídios femininos e masculinos, refletindo a ausência de políticas que respeitem as individualidades da mulher.
  • Feminismo e Sociedade: a luta feminina no século XXI, estuda a origem e a definição de feminismo, ressaltando as quatro ondas deste movimento, onde a internet contribuiu para o empoderamento feminino e a disseminação deste movimento no século XXI.
  • Sustentabilidade na Estrutura Contemporânea, aborda a urgência de mudanças na utilização dos recursos naturais, uma vez que o consumo tem se dado de forma exacerbada, pondo em risco a saúde do planeta. Apontando na pesquisa alternativas de redução do consumo e tecnologias mais sustentáveis.

Parabéns pelo trabalho e continuem acreditando no potencial de vocês, construindo novos conhecimentos, desenvolvendo novas habilidades e sendo autores de novos caminhos diante de tantos problemas que assolam o nosso país e o nosso mundo, com respeito, ética e responsabilidade, primando pela vida e pelo bem comum, acima de tudo.

Mostra Científica & Cultural 2019
Gincana 4º e 5º ano – Tarde