Mostra Científica & Cultural 2019

CIDADANIA, CULTURA E INOVAÇÃO

A Mostra Científica 2019 apresentou uma diferença significativa em relação as versões de anos anteriores. Ocorreu conjuntamente com a Mostra Cultural trazendo para as dependências da Escola uma invasão de arte e ciência associadas com alto grau de criatividade, praticidade e modernidade.

Os trabalhos, obras e experimentos foram distribuídos pela Escola da seguinte forma:

  • Na Educação Infantil, o tema “Luz e cores” prendeu a atenção dos pequenos. Como as cores misturadas podem formar tantos matizes diferentes? Os efeitos das diversas cores comparadas com as diversas pessoas e que quando misturadas formam um único universo.
  • No TUIMD, o brilho nos olhos dos pequenos do Clubinho de Ciências encantados com a condutibilidade dos líquidos.
  • No Ensino Fundamental Anos Iniciais, o desafio das invenções e seus inventores. Não desejas ser um inventor? Uma viagem pelos sistemas que regulam a existência de plantas e animais.
  • Nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, trabalhos de excelência de pesquisa, selecionados pela contribuição de alerta e soluções para os problemas estudados. Destaca-se: “O gás propulsor de aerossóis sem agredir o ozônio”; “Cães e gatos comercialização desumana”; “Traumas, fobias, depressões males atuais” e os vários tipos de poluição que modificam a existência de animais e vegetais.
  • O sexto ano celebrou os “150 anos da tabela periódica”. Percebeu-se o envolvimento maravilhado com a descoberta, síntese, aplicação e utilidades dos elementos químicos e o olhar satisfeito da comunidade ao constatar trabalhos artísticos demonstrando que a inteligência pode aparecer em mais de mil formas diferentes.
  • Outro olhar de destaque para o 7º ano mostrando o sincretismo das religiões através de símbolos e alimentos sagrados.

Aconteceu durante o evento, também, uma simulação da reunião do Conselho de Segurança da ONU, onde um grupo de alunos representando chefes de estado de diferentes países tentaram resolver o problema dos conflitos no Sudão do Sul.

E, por que não aprender a criar um jogo e utilizá-lo para aprender a língua inglesa? Os Alunos do 7º apresentaram jogos criados por eles no Fortnite e Minecraft realizaram oficinas de games que, sem dúvida, despertou interesse imediato mantendo a sala lotada durante toda a manhã.

A pluralidade alcançada com as mostras tornou o sábado um mega acontecimento. Ao som das flautas do 60 ano embalando “What a wonderful world” congregou a comunidade Rede ICM – Mãe de Deus a um só ponto. A formação plena do nosso educando como cidadão criativo e observador preocupado com a sustentabilidade do planeta e mais importante solidário ao irmão que, muitas vezes, necessita de apoio, atenção e de um olhar especial.

Agradecemos a toda comunidade que organizou, atuou e prestigiou o evento.

Esperamos pela próxima edição em 2020.

Até lá … e, por enquanto, apreciem as fotos e memórias deste evento.

 

Matemática Colaborativa
Lançamento da Revista Eletrônica