O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. A data faz alusão à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695, durante o período colonial (1500 a 1822). Com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana na história do nosso País, a Biblioteca Monteiro Lobato organizou atividades diferenciadas.
Os alunos da Educação Infantil, 1° e 2° anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, participaram da Hora do Conto do livro “Dandara, seus cachos e caracóis”, da autora SUERTEGARAY, Maíra.
As turmas dos 3° anos do do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, se divertiram e aprenderam um pouco mais sobre a cultura africana, durante a oficina de bonecas: Abayomis. Com a ajuda da equipe da Biblioteca os alunos aprenderam a confeccionar bonecas feitas com tecidos e amarrações. A palavra abayomi tem origem Yorubá, e costuma ser uma boneca negra. As mães negras, acalentavam suas crianças, fazendo bonecas para os pequenos brincarem de retalhos de tecido rasgados de suas próprias saias.
Recebemos o escritor de literatura africana Rogério Andrade Barbosa, que veio contar as Lendas e Fábulas da coleção Bicho da África para os estudantes dos 4º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Suas histórias são inspiradas nas pesquisas que realizou no tempo que morou na África, trabalhando como professor, vivenciando os costumes e aprendendo a amar e a admirar esse povo. Além de histórias, Rogério também trouxe para mostrar aos alunos um instrumento de origem africana muito antigo chamado: kalimba. Em formato de caixa, chamou muito a atenção das crianças por sua sonoridade lembrar gotas de água, de fato este é um instrumento que trabalha o elemento água em nós, ou seja, nossas emoções.
Os demais estudantes se envolveram com a programação e a leitura de diferentes obras sobre essa temática.