A Pesquisa Científica em pauta

Um dos pilares do processo formativo do Colégio Mãe de Deus é a investigação científica, com foco na intervenção social. O estudante tem a possibilidade de escolher, conforme seu interesse, entre cinco eixos temáticos investigativos:

  • Saúde e bem estar
  • Sustentabilidade
  • Ciência e Tecnologias
  • Comunicação x Comportamento,
  • O feminino nas ciências e nas pesquisas científicas

O estudante elabora seu projeto de pesquisa, mergulha nos estudos, aprofunda o tema escolhido e analisa informações, por meio de dados comprovados cientificamente, propondo soluções para problemas atuais. Um dos objetivos da pesquisa científica é o  desenvolvimento de habilidades que mobilizem a construção de conhecimento como: selecionar, analisar e produzir diversos tipos de informações, bem como, exercitar o domínio e o registro da diversidade de discursos pertinentes à comunidade científica, propondo soluções para os diferentes problemas sociais contemporâneos.  Além disso, despertar o espírito crítico investigativo, através do conhecimento de metodologias de pesquisa e modelos experimentais para estudo da temática escolhida por eles.

No dia 14 de agosto, ocorreu a banca avaliadora da Mostra Científica, que faz parte da terceira etapa do desenvolvimento da pesquisa. Nesse dia, os trabalhos de pesquisa foram apresentados à banca de professores para que pudessem avaliar os passos dados pelos estudantes nos projetos científicos e orientá-los para a continuidade das pesquisas.

Foi uma jornada muito intensa, tendo presente trabalhos muito ricos repletos de cientificidade, criatividade, reflexões e propostas inovadoras para problemas emergentes, neste contexto que estamos vivendo.

Parabéns aos estudantes e professores pelo trabalho que está sendo realizado! E que venha a próxima etapa!

Cultivo – Mês de Agosto
Germinação do Rabanete – 1º ano do EF