Estudo do Corpo Humano – Turma 31

Nos últimos anos, o panorama educacional avançou consideravelmente no que diz respeito à quebra de um antigo paradigma: a gradual substituição dos objetivos gerais e específicos por competências e habilidades. Muito além de uma nova nomenclatura, acredita-se em um ensino no qual os conteúdos geram sentidos em nossos estudantes, fornecendo-lhes ferramentas para a vida e não apenas informações para o preenchimento de instrumentos avaliativos.
Partindo de uma única habilidade, “compreender os modos com que diferentes seres vivos, no espaço e no tempo, realizam a função de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução em relação às condições do ambiente em que vivem”, o assunto abriu uma série de possibilidades interdisciplinares no qual o desenvolvimento físico, biológico e histórico dos diferentes seres interagem em um cenário de análises ambientais e reflexões sobre a sustentabilidade, problematizando questões contemporâneas a partir de conteúdos curriculares, em uma perspectiva em que os mesmos não são o fim, mas o meio para o desenvolvimento de uma educação integral.
Na atividade aqui divulgada, os alunos foram instigados a desenvolver painéis em papel pardo, nos quais as diferentes características do corpo humano deveriam ser observadas e identificadas. Tendo como referencial teórico a Taxonomia de Bloom, pela qual os conhecimentos devem ser construídos a partir de diferentes níveis de operação mental, acreditamos que em breve as crianças já serão capazes de estabelecer novas relações e análises cada vez mais abstratas e pertinentes sobre a temática estudada.
Celebração da Família com Homenagem aos Pais!
Missa em homenagem ao Dia dos Pais