Gratidão, gratidão!

Na manhã de hoje, 22.11, foi celebrado o Dia Nacional de Ação de Graças, com todos os educadores e educandos do turno da manhã e turno integral do Colégio Mãe de Deus.

Foi um especial momento de agradecer e reconhecer as bênçãos de Deus, presente nas pessoas, acontecimentos e na natureza.

Cada série/ano preparou sua prece, música, símbolo ou gesto, trazendo presente a “Cultura da Paz”, tema que permeou o trabalho deste ano, e as experiências realizadas nos diferentes projetos e na convivência neste espaço educativo. As crianças dos anos iniciais formaram a palavra PAZ no centro da quadra, dando o sentido essencial deste momento de ação de graças.

Lembrou-se também, com a ajuda do grupo de jovens do colégio,  da Palavra de Deus, luz no nosso caminho, e da celebração dos 200 anos do nascimento de Bárbara Maix, especialmente nas virtudes da fé, esperança e amor, simbolizadas pelo baú, âncora e coração.

O 6º ano agradeceu com o toque das flautas e preces; o 8º ano ressaltou a necessidade de gestos positivos, rasgando palavras e relatos de suas histórias de vida que retratavam violências; o 9º ano agradeceu pelo Projeto Mil Trilhas, refletindo sobre a alteridade e a empatia em relação ao outro, simbolizado nos corações e nos desenhos infantis; a 1º série do Ensino Médio convidou a todos a espalhar a paz, através de uma música e da distribuição de flores para as crianças; a 2ª série trouxe presente o projeto MD Mundi, espaço em que discutiram a organização de diferentes países e símbolos de organizações que, de alguma forma, buscam o resgate da dignidade humana e o cuidado com a vida; os professores entraram com estandartes de pessoas que foram incansáveis na busca por paz e justiça e com a palavra Paz escrita em vários idiomas, acompanhados pelos anjinhos da Educação Infantil; e o 7º ano finalizou o momento com convite a sermos gentis, pois “Gentileza gera gentileza”. Com palavras positivas de esperança e amor, convidaram a todos a dar um abraço, desejando a presença de Deus e a paz para cada colega ou amigo.

Com certeza este momento marcou nossos corações e nos  fez compreender que a paz começa por cada um/a, nas pequenas e grandes atitudes e iniciativas. Somente quem cultiva o amor é capaz de moldar um coração agradecido, disponível  e solidário.

Antônio Schimeneck será o patrono da Feira Literária 2019
Projeto Mil Trilhas – 9º ano