Com a intenção de proporcionar algo novo para as crianças na Hora do Conto e despertar ainda mais a imaginação e o gosto pelos livros e pelas histórias contadas na Biblioteca, criamos um boneco de pano em formato de livro para ser o novo mascote e assim, encantar e alegrar o espaço infantil em que são contadas e representadas tantas histórias.
Dentro de uma caixa surpresa, o boneco de pano foi circulando em meio as crianças durante a Hora do Conto. Enquanto os alunos tentavam adivinhar o que tinha dentro daquela caixa grande e colorida, acontecia a contação da história do livro “Os dez motivos para amar os livros”, do escritor Jonas Ribeiro.
Encantados com a surpresa, os estudantes abraçaram o boneco, que passou de mão em mão até que os alunos foram convidados a dar um nome ao mascote da Biblioteca. Após algumas sugestões, o nome escolhido foi “Leiturino”, que a partir de agora, faz parte dos encontros e da convivência escolar na Biblioteca, transformando a leitura e o brincar em verdadeiras oportunidades de desenvolvimento da criatividade, da fantasia e do faz de conta.