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Normas de Convivência

Princípios de Organização e Convivência do Colégio Mãe de Deus.

Para que nosso Colégio mantenha a organização e construa um trabalho que favoreça o desenvolvimento dos seus educandos, faz-se imprescindível um agir pautado em orientações comuns de acordo com o Projeto Educativo da Congregação Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Princípios como ética, solidariedade, verdade, diálogo, corresponsabilidade e respeito ao outro são indispensáveis para uma convivência saudável, promovendo um desenvolvimento integral do educando e estabelecendo com ele uma construção conjunta do ambiente de aprendizagem que seguem:

1. Educandos e familiares deverão respeitar os critérios utilizados pelo Colégio para a configuração das novas turmas e dos horários, a cada início do ano letivo;
2. O uso do uniforme escolar é obrigatório para todos os Educandos, inclusive para frequentarem atividades no turno inverso no ambiente escolar e em atividades externas organizadas pela escola;
3. Uniformes customizados ou modificados na sua estrutura original não serão aceitos;
4. Boné não faz parte do uniforme escolar, portanto não é permitido o uso em sala de aula;
5. O Educando atrasado no primeiro período entrará apenas no segundo, mediante autorização da Coordenação da Etapa. A entrada do Educando, após o segundo período, somente será possível mediante justificativa do responsável por escrito na agenda do Colégio;
6. Os educandos que chegarem atrasados, entre períodos, aguardarão a próxima aula na sala indicada;
7. Na troca de períodos, não será permitida a circulação de educandos pelos corredores, estes deverão permanecer em sala aguardando o professor do próximo período;
8. Os serviços, como Biblioteca, Secretaria, Xerox, Cantina e outros, atenderão os educandos somente no horário do recreio ou no turno inverso. Não serão permitidos esses atendimentos durante o período de aula;
9. Entrega de materiais e/ou recados aos alunos, durante o período de aula, somente em casos especiais, pois as aulas não serão interrompidas;
10. Os comunicados dos Pais e/ou Responsáveis aos Educadores deverão ser realizados via agenda do Colégio, obedecendo à data do dia;
11. As solicitações de saídas antecipadas dos educandos deverão ser realizadas via agenda ou pessoalmente pelos pais e/ou responsáveis. Solicitações por telefone ou por outras pessoas, não serão aceitas;
12. Em caso de ausência do educando por motivo de saúde, e havendo perda de avaliação, o educando justificará mediante atestado médico. O atestado médico deverá ser apresentadoà Coordenação de Etapa no prazo de até quarenta e oito horas após seu retorno ao colégio;
13. O educando deverá evitar portar objetos que não fazem parte do material escolar como celulares, valores em dinheiro, joias e outros, pois, o Colégio não se responsabilizará por perda ou por danos de pertences pessoais;
14. Os celulares e aparelhos eletrônicos não fazem parte do material escolar, salvo solicitação do professor, portanto, seu uso em sala de aula não será permitido;
15. Todo o material e uniforme escolar deverá ser identificado. Em caso de perda, procurar no setor do Audiovisual;
16. As salas de aula, durante o recreio e/ou nos períodos de aulas, em salas especiais, serão chaveadas;
17. Os educandos que apresentarem alguma indisposição em sua saúde física, no período escolar, deverão procurar auxílio no setor do Audiovisual. A comunicação aos Pais e/ou Responsáveis, quando necessário, será feita somente pela Coordenação ou responsável por esse setor;
18. A escola não administrará qualquer tipo de medicação, segundo orientação da Vigilância Sanitária;
19. O ambiente escolar deve ser um lugar de convivência saudável e respeitosa, portanto, atitudes de intimidade entre os pares (namorados) não serão permitidas;
20. A realização de confraternizações e de festa de aniversários, em sala de aula ou nas salas especiais, não será permitida;
21. O Colégio não se responsabilizará pelos dados armazenados nas unidades dos usuários que fazem uso do seu servidor. Somente será permitida a armazenagem, no servidor do Colégio, de conteúdo desenvolvido pelo professor e/ou de material de trabalho escolar;
22. Não é permitido o uso da internet para acesso às redes sociais, a sites de jogos, a chats e a afins, durante as atividades escolares e/ou o uso dos recursos dos laboratórios de informática;

Faltas Disciplinares graves, passíveis de Medidas Orientadoras de Convivência conforme Regimento Escolar:
1. Portar, na Instituição, materiais inflamáveis, explosivos de qualquer natureza ou objeto que represente perigo para si e/ou para a Comunidade Escolar;
2. Fumar nas dependências do Colégio;
3. Comparecer ao Colégio alcoolizado ou sob efeito de qualquer substância psicoativa;
4. Desrespeitar, ofender, provocar, desacatar – com palavras, gestos ou atitudes – Educadores, Colegas e/ou Visitantes;
5. Demonstrar agressividade em situações de conflito, através de meios físicos, ou ameaçar a integridade física e/ou moral de qualquer pessoa dentro da Instituição ou representando o Colégio;
6. Atrapalhar o desenvolvimento das aulas e demais atividades escolares programadas;
7. Proferir palavras ofensivas ou registrá-las em qualquer lugar, dentro da Instituição;
8. Danificar ou apropriar-se indevidamente de objetos alheios;
9. Usar meios ilícitos para realizar trabalhos escolares;
10. Prestar informações ou declarações, desprovidas de autenticidade e veracidade, em benefício próprio;
11. Causar, intencionalmente, danos, de qualquer natureza, ao prédio, ao mobiliário, ao acervo bibliográfico, ao equipamento, entre outros; ficando, inclusive, obrigado a indenizar a Instituição;
12. Organizar qualquer forma de arrecadaçãomonetária nas dependências do Colégio;
13. Distribuir impressos, divulgar folhetos, fazer comunicações públicas, em nome da Instituição, sem a autorização da Direção damesma;
14. Ocupar-se, durante as diferentes situações de aprendizagem, de qualquer atividade alheia às mesmas;
15. Deixar de assistir às aulas ou de comparecer às atividades pedagógicas programadas, ausentando-se, intencionalmente, sem justificativa ou autorização;
16. Fotografar e/ou filmar as dependências do Colégio, os educadores e os colegas sem autorização;
17. Gravar aulas, palestras, encontros, educadores e colegas sem autorização;
18. Publicar, na internet, fotos, filmagens ou brincadeiras que envolvam educadores, colegas ou o Colégio em geral sem autorização;
19. Organizar, dentro do Colégio ou em nome da Instituição, passeios, excursões, campanhas, jogos, festas…;
20. Usar indevidamente o nome do Colégio, CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), a assinatura visual, as iniciais ou qualquer símbolo que a ele se relacione sem a autorização da
Direção;
21. Portar, introduzir guardar, fazer uso ou oferecer a outrem substâncias entorpecentes dentro da Instituição ou representando a Instituição;
22. Recusar-se a cumprir determinações previstas no Regimento Escolar.

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