Estimular as potencialidades e explorar novos conhecimentos.

No mês de março e inicio de abril, ocorrem as primeiras atividades integradas com os grupos do Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e a oficina de informática. Nessas atividades é possível estimular as potencialidades e explorar novos conhecimentos.

A primeira atividade realizada foi com o SCFV A, onde as educadoras Claudia Battistella e Luiza Oliveira falaram sobre o tema “Brasil e seus estados”, através de um vídeo explicativo sobre como são divididos os estados em nosso país. Logo após, utilizaram o site Plenarinho para um momento de diversão com um jogo da memória, o mesmo mostrava todos os estados e capitais do Brasil.

 

A proposta das educadoras Fernanda Herbert e Luiza Oliveira para o grupo do SCFV B, tinha a temática de trabalhar sobre deficientes visuais, como é a realidade e algumas curiosidades sobre os mesmos. Com o auxilio de um vídeo explicativo, foi abordado respeito, a empatia e a inclusão, onde os educandos refletiram sobre o assunto. Através das falas dos mesmos foi possível perceber o quanto foi importante conversar sobre o tema, visto que eles se mostraram empáticos e sensíveis ao assunto. Após essa reflexão, construíram o alfabeto e os números em braille, utilizando o papelão como ferramenta para visualizar como é feita a alfabetização das pessoas com deficiência visual.

Continuando as atividades integradas, as educadoras Carla Xavier e Luiza Oliveiras, introduziram para os Grupos C manhã e E, o tema que será trabalhado neste ano “Políticas Públicas”. Os educandos viram um vídeo que falava sobre a cidadania, e iniciaram uma reflexão de direitos e deveres que temos enquanto cidadãos. Através deste momento, foi possível abordar o que são as políticas públicas e o como elas garantes uma qualidade de vida para a sociedade.

Para finalizar as primeiras atividades integradas, a proposta das educadoras Caroline Calero para o SCFV D foi de conhecer algumas curiosidades sobre o mundo da tecnologia. A ferramenta utilizada foi um Quiz feito pelas educadoras, onde os mesmos respondiam as perguntas. Nesta atividade foi possível conhecer a história das redes sociais e outras tecnologias, que são tanto utilizadas na atualidade.

 

 

Crianças e famílias falam sobre o verdadeiro significado da páscoa.
Quem sou eu e o que quero para minha vida?