Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) 6 aos 15 anos

            De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais

(Resolução CNAS nº. 109/2009) é “o serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Desenvolver, atividades que contribuem para a participação da cidadania e desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes a partir de interesses, demandas e potencialidades de cada um. Trazendo momentos lúdicos, culturais e esportivos como formas de expressão, interação, aprendizagem, e proteção social propiciando trocas de vivências favorecendo o fortalecimento de vínculo, atuando no sentido preventivo de situação de risco social. Assumindo o desafio de atender e trabalhar os valores humanos, educando-os para a vida. Realizaremos atividades, com as famílias, prevenindo ocorrências de situações de risco social, como também estímulo e orientação na defesa de direitos e deveres, em vista de alternativas emancipatórias, para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. Através de atividades e oficinas diversas, busca-se proporcionar meios para formação integral de nossos usuários.

CULINÁRIA

Mais do que vivenciar a prática culinária por meio de atividades, a Oficina de Culinária visa conscientizar os usuários e famílias sobre a importância de uma boa alimentação, como fundamento de uma vida saudável, conseguindo com que sejam cidadãos responsáveis pela melhoria da sua situação de vida assim como uma possibilidade de geração de renda Realizar um trabalho onde usuários através da vivência de situações, movimentação e manipulação de objetos, possam aprender a internalizar conceitos e modificar comportamentos, além de adquirir, desde cedo, os conceitos de culinária e a utilização correta dos alimentos assim como custo e importância de não desperdiçar os mesmos.

CUSTOMIZAÇÃO

Contribuir com o desenvolvimento dos nossos usuários, trabalhando o conceito de cidadania e cooperação, através do corte, costura, artesanato e customização, despertando o preceito dos 3R (reduzir, reutilizar e reciclar). Reutilizando materiais, despertando o senso crítico e criativo.

DANÇA

Através da dança como possibilidade de expressão, a qual deve ser considerada uma aliada no desenvolvimento das potencialidades humanas , por meio de comunicação através do movimento ,será fomentando o conhecimento sobre si, e sobre o outro estimulando vivências da corporeidade, incentivando a expressividade dos indivíduos, possibilitando a comunicação não verbal estimulando a liberdade de criar, inventar e reinventar, fazendo uso da imaginação e dos diálogos corporais.

INFORMÁTICA

A Inclusão Digital é um conceito que engloba as novas tecnologias da informação e comunicação, a educação, a participação, possibilitando a construção de uma cidadania criativa promovendo a melhoria da qualidade de vida, garantir maior liberdade social, gerar conhecimento e troca de informações. Para que um cidadão possa se tornar uma pessoa e pensante é preciso que ele tenha
acesso não somente a educação, mas, também, as tecnologias da informação e comunicação (o computador, principalmente), pois estas permitem um acesso rápido e atualizado das informações.

MUSICALIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO MUSICAL

Através da música queremos trabalhar conceitos refletindo sobre a sociedade contribuindo na transformação da mesma promovendo o acesso à cultura, entretenimento e convívio através da prática coletiva. Poderosa ferramenta de socialização, expressão e transformação. Estimular o conhecimento da necessidade do cuidado de quem também faz parte da cidade e do meio onde habita. Cuidadores, não só da humanidade mas de toda as espécies.