HISTÓRICO

A Sociedade Educação e Caridade, mantenedora do Instituto Providência, é uma sociedade civil, de caráter beneficente, educativo, cultural, serviço de assistência social, sem fins lucrativos, que tem por finalidade a educação em suas várias formas, criação e manutenção de educandários e obras de assistência social, em todo o território nacional. Atua em 14 Estados brasileiros buscando suprir as deficiências nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, favorecendo a formação humana e o atendimento das necessidades básicas dessas comunidades.

A Fundação da Instituição – Instituto Providência deu-se no dia 23 de agosto de 1863, em Porto Alegre, Capital da Província do Rio Grande do Sul. Fundada por Bárbara Maix e mantida pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Convênio e Projetos de Sustentabilidade. Atualmente a missão da Obra é levada a diante pelas Irmãs e leigos que procuram viabilizar as ações através do acolher, cultivar e valorizar o ser humano respeitando as individualidades.

O Instituto Providência é uma Obra Social e tem por finalidade especifica acolher e assistir crianças, adolescentes e jovens, de 06 anos a 18 anos, com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em situação de risco e vulnerabilidade social, a fim de torná-los sujeito de sua própria história, valorizando a pessoa, no seu todo existencial, e respeitando à individualidade e à história pessoal de cada um. Visando a formação integral da pessoa com o gradativo desenvolvimento das habilidades, estimulando a auto-estima, para que se sintam pessoas capazes de aprender e conviver com dignidade, sendo agentes de transformação, pessoas realizadas, felizes, qualificadas, capazes de exercer futuramente uma profissão na vivência em sociedade em busca do bem comum.

É realizado o trabalho social com as famílias na prevenção de ocorrências de situações de risco social. Como também, estimular e orientar os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, numa ação preventiva e proativa na defesa e afirmação dos direitos e deveres; articular iniciativas transformadoras; posicionar-se de forma ética, crítica e profética diante da realidade; ocupar o espaço social de forma justa, fraterna e humana e no desenvolvimento das capacidades e potencialidades, em vista de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

É no desafio de oferecer espaços para o desenvolvimento de atividades educativas e solidárias, envolvendo as famílias nesse processo de modo que, as propostas trabalhadas tenham continuidade na convivência familiar e social criando perspectiva de inclusão social como cidadão.

A estrutura física disponível da Obra Social e o ambiente acolhedor criado especialmente para o público atendido nos projetos tornaram-se referência de participação, de relações de afetividade, respeito e autoridade entre crianças, adolescentes e educadores. Esses aspectos têm garantido a convivência em grupo, a ampliação do universo cultural, acesso às novas tecnologias e ampliação da visão sobre questões sociais. Por estar inserida na região Centro, é oportuno fazer com que as famílias envolvam-se na comunidade na busca de melhorias através dos espaços de participação, entre eles: Diversos Fóruns, Conselho da Assistência Social, Orçamento Participativo e outros.

O Instituto Providência vem ao longo dos anos se reordenando com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) e SUAS (Sistema Único de Assistência Social) num consistente trabalho de proteção social. Sendo assim a Instituição “Instituto Providência” tem como finalidade a continuidade com qualidade de proteção, promoção e a inclusão social através do resgate da cidadania, da autoestima, da dignidade e da solidariedade, junto às famílias empobrecidas e em situação de vulnerabilidade na região de Porto Alegre.

 

BÁRBARA MAIX
PROGRAMAS