Projeto Vida com Arte promove inclusão cultural

O projeto Orquestra Jovem Theatro São Pedro – Vida com Arte -, núcleo Porto Alegre, iniciou suas atividades em junho de 2021, tendo como objetivo promover a inclusão cultural através do acesso ao desenvolvimento da linguagem musical e da técnica instrumental, fomentando vivências artísticas a mais de 100 crianças e adolescentes. Com coordenação geral do maestro Evandro Matté e coordenação pedagógica da professora e maestrina Keliezy Severo, o projeto se destaca na programação do Theatro São Pedro como uma importante ação de formação de novos talentos da música.

A partir da orientação individual e coletiva nas turmas e ensaios em grupos, os estudantes são incentivados a manterem bom desempenho na escola e, paralelamente, a dedicarem-se ao estudo individual de seus instrumentos em casa. O projeto também busca envolver as famílias, criando uma rede de apoio e mobilizando diferentes setores da sociedade como um todo, em encontros presenciais afetuosos, em ambiente organizado e estruturado especialmente para essas atividades. As turmas são formadas pelas Oficinas de Musicalização, Flauta Doce, Percussão, Violino, Viola, Violoncelo, Orquestra Jovem Theatro São Pedro e Prática de Teoria e Percepção, com um repertório eclético, com músicas nacionais e internacionais do cenário erudito e popular.

O público-alvo são crianças e adolescentes a partir dos 6 anos de idade, oriundos do Instituto Providência (instituição parceira), de escolas públicas e comunidades dos bairros de Porto Alegre e Metropolitanas. 

Atualmente participam deste projeto 40 crianças e adolescentes do Instituto Providência, com ensaios semanais, nas oficinas de Musicalização e Violino. Nas fotos estão alguns momentos de ensaios e a primeira apresentação semestral deste ano no Theatro São Pedro. 

(Fonte: Projeto Pedagógico Vida com Arte)

Crédito das fotos da apresentação no Theatro São Pedro: Vitória  Proença

 

Protagonismo e vivências
Promovendo capacitação para a vida profissional