FEIRA DO LIVRO 2016 “Mundo Mágico da Leitura”

Nos dias 18 e 19 de agosto realizou-se a XVII Feira do Livro do Colégio Stella Maris, com o tema “Mundo Mágico da Leitura”. A FEIRA teve como Patrono o escritor Carlos Augusto Pessoa de Brum, conhecido carinhosamente por CADU, que é um dos personagens de seus livros. Ele realizou atividades com os alunos do Nivel B, 1º, 4º, 5º e 7º anos do Ensino Fundamental, além de permanecer durante a FEIRA atendendo aos alunos e pais que a visitavam. Cadu além de escritor, também desenha, e unindo esses dois talentos, foi ganhando admiração dos pequenos aos grandes. Com seu jeito simples, jovem e muito atencioso estabelece facilmente a conversa, independente da idade. Em cada turma foi uma atividade específica, considerando a faixa etária e o livro adotado.

A FEIRA DO LIVRO NA ESCOLA é uma iniciativa que tem como objetivo incentivar a leitura, oportunizando um maior contato com a literatura, sendo que esta sofistica o imaginário e desenvolve novos modos de aprendizagem.

         Nos dois dias de FEIRA, foram desenvolvidas várias atividades culturais, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Foram, também, realizados outros encontros. O Ensino Fundamental também realizou encontros com: Caio Riter (professor e escritor), que esteve um dia antes encontrando os alunos do 4º e 5º anos; Vagner Jorge (escritor e educador coach) com os alunos do Ensino Médio e com o 9º ano; Dilan Camargo (escritor e poeta) com os alunos dos 8º ano; Iria Poças (escritora), com os alunos do 2º ano; Christian David (escritor) com os alunos do 9º ano; Ernani Ssó (escritor e tradutor), com os alunos do 6º ano; Gustavo Bauner (autor) com os alunos do Ensino Médio; Rita Reis, com os alunos do 1º ano – turma 11 e do 5º ano, Maternal e Nível B da Educação Infantil; André Neves (escritor e ilustrador), com os alunos dos 3º ano; além de diversas Horas do Conto oferecidas pelas editoras participantes.

Durante os dois dias da XVII Feira do Livro, professores e alunos realizaram  exposição e apresentação de trabalhos produzidos a partir da leitura de obras literárias, atividades de leitura e produção de textos.

Na abertura da FEIRA foi apresentado um vídeo, feito pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com suas professoras, em homenagem ao Patrono e também os alunos Fábio Santos e Fernando Castilhos declamaram um poema de autoria do Professor de Literatura, Erick. Os alunos caracterizados com o tema da magia encantaram a todos com o seus desempenhos e com as atividades que realizaram com os alunos pequenos durante o recreio.

Tivemos, também, apresentações dos grupos de Atividades Extracurriculares nas duas noites da FEIRA: Grupo de Ballet e Folclore, Grupo de Capoeira, Banda Marcial, Grupo de Pastoral e Grupo de Dança Cigana e Flamenca. Foram dias marcados pela presença de pais e outros visitantes.

Professores, alunos, funcionários e demais convidados tiveram oportunidade de apreciar e adquirir livros das mais variadas preferências e faixas etárias, expostos pelas oito editoras presentes.

Os organizadores contaram com a colaboração de várias pessoas que fizeram da XVII Feira do Livro um grande sucesso.

Agradecemos a colaboração, a participação e o incentivo de todos e esperamos ter contribuído para a integração e a cultura da nossa comunidade escolar.

 Valéria Caetano Ramos
Bibliotecária

contação da história “Cachinhos Dourados e os três ursos”
Atividades Extracurriculares – oficina Culinária