Assistência Social promove encontro das equipes técnicas
As equipes técnicas das unidades da Rede ICM de Assistência Social participaram de encontro de capacitação entre os dias 27 e 29 de setembro, em Porto Alegre/RS. O objetivo foi o de elaborar a construção dos planos de intervenção (trabalhos específicos dos setores) e a qualificação dos serviços socioassistenciais oferecidos.
Participaram profissionais Psicólogos, Coordenadores Pedagógicos e Assistentes Sociais das sete unidades socioassistenciais do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Presença de ânimo e incentivo foi a da Irmã Adelaide Lima Queiroz. A Vice-Presidente da Rede ICM acolheu os participantes do encontro.
Nos três dias de evento, foram oportunizados momentos de estudos com mesa-redonda, debates e construção coletiva de documentos e processos que nortearão os trabalhos de acolhida e proteção social realizado pelas unidades.
“Foi um momento muito importante e de grande aprendizado. Cada grupo pôde perceber a importância do trabalho em equipe. Cada um – psicólogo, coordenador pedagógico e assistente social – também assume uma função que não é exercida forma individual, mas integrada em prol da criança, do adolescente e das famílias”, afirmou Irmã Maria Bernardete Macarini, Coordenadora da Rede ICM de Assistência Social, que liderou o encontro juntamente com a assistente social Simone Maria Pedott Romanenco.
Em grupos de trabalho, os colaboradores construíram os Planos de Intervenção por área de trabalho. Estes documentos apresentam detalhadamente as ações de trabalho nas unidades, com foco no melhor atendimento aos usuários.
Palestrantes convidados dinamizaram as reflexões sobre Proteção Social diante do contexto de sociedade onde há ‘desproteções sociais’. Foram palestrantes convidados: Alexia Dorneles, assistente social; Daniel Portilho Silva, coordenador pedagógico da ONG Sol Maior; Débora do Nascimento de Paula, assistente social e Daniela Nardin, psicóloga. Também participou a Equipe de Comunicação e Marketing da Rede ICM.
Irmã Maria Bernardete destaca que o encontro de capacitação foi enriquecedor e fortalece a missão da Rede ICM de Assistência Social, uma vez que o cenário social, acompanhado pelas unidades, é desafiador. A coordenadora enfatiza o enfraquecimento das políticas públicas de proteção social e a negação de direitos às crianças e adolescentes:
“É um cenário assim, onde também pandemia ainda não acabou, é que as nossas unidades estão inseridas. Percebemos muitos desafios a serem enfrentados com o trabalho que realizamos como rede de Assistência Social”, finalizou.
—
Por: Magnus Regis | comunicacao@redeicm.org.br