Preaload Image

Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos

A Rede ICM de Assistência Social oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nos Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Sendo precursora do trabalho social voltado para a defesa e garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, conta com uma equipe de profissionais qualificados, de acordo com as diretrizes da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos da área de Assistência Social, bem como dispõe de uma infraestrutura adequada para o atendimento planejado, permanente, continuado e gratuito de criança, adolescentes e suas famílias.
De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço que materializa as ações da Proteção Social Básica da Política de Assistência Social.
O SCFV tem um caráter preventivo e proativo, diz respeito à efetivação do direito à convivência familiar e à proteção da família, com vistas ao enfrentamento de situações de isolamento social, enfraquecimento ou rompimento de vínculos familiares e comunitários, situações discriminatórias e estigmatizantes.
O enfrentamento a essas situações é realizado por meio de ações centradas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade.

SCFV – 6 a 15 anos

O SCFV objetiva promover a convivência, a formação para a participação e cidadania, o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

Formação Cidadã

Reconhece que o SCFV caracteriza-se como um espaço de Formação Cidadã, onde o processo de educação está além da escolarização, da formalização e apropriação de conhecimentos, mas que através da educação social reconheça as potencialidades dos indivíduos e a capacidade coletiva de (re) criar o mundo a partir dos contextos onde estão inseridos

SCFV – 15 a 17 anos

O SCFV objetiva fortalecer a convivência familiar e comunitária e contribuir para o retorno ou a permanência dos adolescentes na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulam a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Participação

Tem como foco estimular, mediante a oferta de atividades planejadas, a participação dos usuários nos diversos espaços da vida pública, a começar pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, passando pela família, comunidade e escola, tendo em mente o seu desenvolvimento como sujeito de direitos e deveres.

Convivência

Estimula o convívio social e familiar, aspectos relacionados ao sentimento de pertença, à formação da identidade, à construção de processos de sociabilidade, aos laços sociais, às relações de cidadania.

Vivências

As vivências oportunizadas pelo SCFV auxiliam na aquisição de repertórios de comunicação mais efetivos, no desenvolvimento de relações de afetividade emancipadoras; na valorização da cultura local e dos conhecimentos tradicionais da comunidade; na socialização e no sentimento de pertença; na construção de projetos de vida; na participação social.