Aulas suspensas: Rede ICM aponta dicas de educação para os estudantes
A suspensão das aulas não significa férias. Trata-se de um período de reclusão social, uma ação necessária para evitar o contágio e transmissão da Covid-19, em locais que aglomeram pessoas. A pergunta que fica é: diante desse hiato, e para não perder o ritmo dos estudos, o que fazer com as crianças e adolescentes em casa? A resposta mais adequada é de criar uma rotina de estudos.
Segundo Lenir Moraes, pedagoga e assessora pedagógica da Rede ICM de Educação, disciplinar horários de estudos, solicitar atividades como leituras e resumos, são dicas que podem ser promovidas pelos pais ou responsáveis, a fim de que o aluno não deixe o processo de aprendizagem em segundo plano, durante o período de suspensão das aulas.
Muitas são as medidas práticas que podem ser adotadas pelas famílias. Com o apoio da assessora pedagógica, destacamos oito ações que os pais ou responsáveis podem fazer imediatamente. Confira as dicas:
1 – Tentar organizar e manter uma rotina de estudos,definindo horários para as diferentes atividades: hora de estudo, hora do lanche, hora de brincar/diversão.
2 – Fazer combinações/regras práticas e objetivas para organização dos tempos e espaços para cada atividade.
3 – Organizar uma tabela de tarefas que cada pessoa da casa terá responsabilidade de executar.
4 – Pesquisar sites confiáveis da internet que possibilitem a realização de jogos ou outras informações que possam complementar as tarefas enviadas para casa pela escola.
5 – Buscar aplicativos lúdicos e pedagógicos que reforcem conteúdos e conceitos trabalhados no colégio.
6 – Se a escola de seus filhos utiliza plataformas digitais de aprendizagem, acompanhe, na medida do possível, incentivando e organizando hábitos de estudo.
7 – Organizar junto com os filhos uma lista com sugestões de séries e documentários que possam contribuir para aprimorar os estudos.
8 – Utilizar informações de noticiários para conversar com os filhos sobre o COVID-19, a fim de reforçar a importância do cuidado e da necessidade de ficar isolado nesse momento.
Vale lembrar que as indicações acima não são consideradas como aula para os alunos da Rede ICM de Educação. Todas as 15 unidades de ensino presentes no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro informarão às famílias qual como será o processo pedagógico para modalidade adequada de aula.
SUSPENSÃO DAS AULAS
Na segunda-feira, 16, a Rede ICM comunicou a suspensão das aulas em todas as unidades de ensino, por 14 dias, com a possibilidade de prorrogação, ou mesmo suspensão indeterminada, como em São Paulo, segundo a orientação dos governos locais. Os colégios funcionam apenas com expediente interno.
Por: Magnus Regis
magnus@redeicm.org.br